Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 30 de outubro

Investidores acompanham a divulgação da prévia do PIB dos EUA no terceiro trimestre e novos resultados de big techs, da Microsoft e da Meta; no Brasil, será divulgado o Caged de setembro

Microsoft divulga seus resultados trimestrais nesta quarta-feira (30) depois do fechamento dos mercados
30 de Outubro, 2024 | 08:37 AM

Bloomberg Línea — Investidores nesta quarta-feira (30) acompanham a divulgação de uma série de dados econômicos e de resultados corporativos trimestrais.

No Brasil, será divulgado o Caged de setembro, com os números de criação de empregos formais, enquanto, nos Estados Unidos, é publicado o Produto Interno Bruto (PIB) do país no terceiro trimestre. Ainda nos EUA será divulgada a pesquisa ADP sobre empregos no setor privado em outubro.

PUBLICIDADE

Mais cedo, a zona do euro divulgou o PIB igualmente no terceiro trimestre.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (30):

1. O que esperar das big techs

O crescente escrutínio dos investidores sobre os investimentos em IA e os questionamentos sobre quando os bilhões gastos começarão a impactar vendas e lucros devem dominar as atenções sobre os resultados de Microsoft e Meta Platforms, previstos para o fim da tarde desta quarta-feira.

PUBLICIDADE

O investimento em capital da Microsoft foi estimado em cerca de US$ 14,6 bilhões no último trimestre, um aumento de mais de 45% em relação ao ano anterior, segundo estimativas compiladas pela Bloomberg. Na Meta, os gastos devem ter aumentado quase 70%, para US$ 11 bilhões.

Leia mais: O mercado duvidou do Google em IA. Essa aposta já alavanca nuvem e buscas, diz CEO

Os investidores estão cautelosos em relação às grandes empresas de tecnologia, considerando os enormes gastos com IA, os valuations elevados e o crescimento mais lento dos lucros, que colocam à prova o status dessas empresas como líderes de mercado.

PUBLICIDADE

Um indicador das ações das sete gigantes da tecnologia, acompanhadas pela Bloomberg como as “Magnificent Seven,” tem lutado para recuperar os níveis de julho.

2. PIB da Zona do Euro

A economia da zona do euro expandiu-se mais fortemente do que o esperado no terceiro trimestre — até mesmo a Alemanha evitou a recessão que muitos previam.

O crescimento no bloco de 20 países acelerou para 0,4%, enquanto os economistas previam que permaneceria em 0,2%, impulsionado pelo aumento do ritmo na França e pela força contínua na Espanha.

PUBLICIDADE

O aumento inesperado de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha pegou analistas de surpresa, embora o valor para os três meses anteriores tenha sido revisado para baixo de forma significativa.

No que diz respeito à inflação, dados separados da Espanha mostraram que o aumento dos preços ao consumidor acelerou levemente para 1,8%, mas dentro da meta de 2% do Banco Central Europeu. Dados da Alemanha, previstos para hoje, também devem mostrar um ligeiro aumento.

O ponto fraco dos números de PIB foi a Itália, onde a produção ficou inesperadamente estável, devido a uma contribuição negativa do comércio.

3. Mercados

Os futuros de ações dos EUA enfrentaram dificuldades para ganhar tração enquanto os investidores aguardavam uma série de dados, incluindo os resultados de grandes empresas de tecnologia e relatórios econômicos importantes, a poucos dias antes da eleição presidencial e da próxima decisão de política monetária do Federal Reserve.

Contratos do S&P 500 e do Nasdaq 100 subiram ligeiramente após o Nasdaq Composite ter fechado em alta recorde na véspera.

As ações da Alphabet subiram mais de 5% nas negociações pré-mercado depois que os lucros da empresa controladora do Google superaram as estimativas na divulgação na noite de terça, enquanto as da Advanced Micro Devices (AMD) caíram 8% após uma previsão de receita considerada decepcionante.

A uma semana da próxima decisão do Fed sobre as taxas de juros, investidores estão voltando sua atenção para três relatórios de destaque nos EUA, que devem mostrar uma resiliência subjacente na economia e uma queda temporária no crescimento do emprego. Os investidores também estarão atentos aos resultados da Microsoft e da Meta Platforms, previstos para o fim da tarde desta quarta-feira.

Na Europa, o índice Stoxx 600 caiu pelo segundo dia em meio a uma onda de resultados corporativos, com todas as atenções voltadas para o orçamento do Reino Unido, que será divulgado mais tarde na quarta.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Quais são as profissões mais indesejadas entre os brasileiros? Veja o ranking

Folha de São Paulo: Lira recebeu aval de Bolsonaro e de ala do PT para colocar anistia em acordo por sucessão na Câmara

Valor Econômico: Incerteza fiscal e cenário externo levam dólar à maior cotação desde março de 2021

O Globo: Corte de gastos: Casa Civil e Fazenda chegaram a entendimento e medidas estão sob análise jurídica

5. Agenda

Estados Unidos:

  • 9:15 - Relatório de Empregos Privados da ADP em outubro
  • 09:30 - PIB dos EUA no terceiro trimestre
  • 11:00 - Vendas pendentes de moradias em setembro
  • 11:30 - Estoques de Petróleo Bruto

Brasil:

  • 14:30 - Caged de setembro
  • 14:30 - Fluxo Cambial Estrangeiro semanal

Zona do Euro:

  • 12:00 - Pronunciamento de Isabel Schnabel, do BCE

Japão:

  • 20:50 - Produção Industrial Mensal
  • 23:30 - Declaração de Política Monetária do Bank of Japan

China:

  • 22:30 - PMI Composto de outubro
  • 22:30 - PMI Industrial de outubro
  • 22:30 - PMI não-manufatura de outubro

-- Com informações da Bloomberg News.