Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 27 de novembro

Trump nomeia Kevin Hassett para dirigir o Conselho Econômico Nacional e Jamieson Greer como representante comercial dos EUA; no Brasil, segue expectativa com pacote de gastos

Donald Trump
27 de Novembro, 2024 | 09:30 AM

Bloomberg Línea — Investidores reagem nesta quarta-feira (27) às recentes nomeações de Donald Trump para seu gabinete e se preparam para uma onda de dados sobre a economia americana em busca de pistas sobre a perspectiva das taxas de juros, com a divulgação do Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoa (PCE) dos EUA.

No Brasil, os investidores seguem no aguardo da divulgação de um plano de corte de gastos do governo.

PUBLICIDADE

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na segunda-feira (25) no fim do dia que teve uma reunião “definitiva” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o anúncio sai nesta semana depois de encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (27):

1. Nomeações de Trump

O presidente Donald Trump nomeou Kevin Hassett para dirigir o Conselho Econômico Nacional e Jamieson Greer como representante comercial dos EUA, preenchendo dois cargos importantes em sua equipe econômica.

PUBLICIDADE

Greer é um protegido de longa data de Robert Lighthizer, que atuou por quatro anos como Representante de Comércio dos EUA de Trump e supervisionou bilhões em tarifas sobre aliados e adversários, como a China.

Hassett também é um veterano da Casa Branca de Trump, tendo atuado anteriormente como assessor sênior de Trump e como presidente do Conselho de Assessores Econômicos.

A escolha do presidente destaca o papel central que as tarifas desempenharão na agenda econômica de Trump, já que o novo presidente promete usar a política comercial para aumentar a receita do governo federal e pressionar as empresas a transferir empregos de fabricação para os EUA.

PUBLICIDADE

2. Ata do Fed

Autoridades do Federal Reserve indicaram amplo apoio a uma abordagem cuidadosa para futuros cortes na taxa de juros, de acordo com a ata da última reunião de política monetária.

“Os participantes previram que se os dados chegassem conforme o esperado, com a inflação continuando a cair de forma sustentável para 2% e a economia permanecendo perto do emprego máximo, provavelmente seria apropriado avançar gradualmente para uma postura mais neutra de política ao longo do tempo”, diz a ata da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc) encerrada em 7 de novembro.

3. Mercados

Os mercados globais recuam nesta quarta-feira (27) enquanto os investidores digerem as últimas nomeações de Donald Trump para seu gabinete e se preparavam para uma onda de dados sobre a economia americana em busca de pistas sobre a perspectiva das taxas de juros.

PUBLICIDADE

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuava 0,4% e os contratos do S&P 500 operavam em queda de cerca de 0,1%.

No Brasil, o dólar operava em alta de 0,04%, para R$ 5,81, perto das 9h.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Qual a participação de Bolsonaro e de outros 36 indiciados nos crimes de tentativa de golpe, segundo a PF?

Folha de São Paulo: 8 de Janeiro foi incitado para justificar golpe de Estado, aponta relatório da PF

Valor Econômico: Investimento privado em infraestrutura deve somar R$ 372 bilhões nos próximos 5 anos

O Globo: Relatório da PF inclui novas provas no inquérito da ofensiva golpista de Bolsonaro

5. Agenda

Brasil

  • 8:00: Sondagem da Indústria (Novembro)

EUA

  • 12:00: Índice de Preços PCE (Outubro)

-- Com informações da Bloomberg News.