Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 24 de julho

Investidores ficam de olho nos balanços de gigantes de tecnologia dos Estados Unidos e de bancos, no Brasil, e em falas de Lula e Campos Neto

Para estrategistas do Barclays, selloff em ações de tech abre oportunidades
24 de Julho, 2024 | 08:34 AM

Bloomberg Línea — Os investidores ficam de olho nesta quarta-feira (24) na divulgação dos resultados de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

As expectativas para o grupo chamado “Sete Magníficas”– que inclui Tesla (TSLA), Alphabet (GOOGL), Apple (AAPL), Amazon (AMZN), Meta (META), Microsoft (MSFT) e Nvidia (NVDA) – são elevadas.

Os analistas projetam que os lucros dessas empresas tenham aumentado 30% no segundo trimestre, em comparação com um aumento de 10% para o S&P 500 como um todo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg Intelligence.

Leia também: IPOs em NY miram reabertura de janela pré-eleição com semana mais cheia do ano

PUBLICIDADE

Por aqui, o foco são as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Destaque ainda para a safra de balanços, com os números trimestrais de grandes bancos.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (24):

1. Balanço do Santander

Primeiro grande banco a divulgar o resultado financeiro do segundo trimestre, o Santander Brasil (SANB11) apresentou um crescimento do lucro, acima do esperado, refletindo uma performance positiva das receitas e a qualidade dos ativos sob controle.

A margem financeira teve uma melhora diante de um incremento dos volumes de crédito e captação. Da mesma forma, as receitas com comissões avançaram.

O relatório da filial do banco espanhol, divulgado na manhã desta quarta-feira (24), apontou um lucro líquido recorrente de R$ 3,3 bilhões, um aumento de 10,3% e de 44,3% no comparativo trimestral e anual, respectivamente.

A cifra veio acima das expectativas do mercado (R$ 3,1 bilhões, segundo consenso Bloomberg). Já a rentabilidade medida pelo ROAE (retorno sobre o patrimônio líquido médio) recorrente evoluiu para 15,5%. Isso representa uma alta de 1,4 ponto percentual em três meses e de 4,3 p.p. em 12 meses.

2. Big Techs nos EUA

Enquanto os investidores estão preocupados com um selloff sustentado nas big techs dos EUA, os estrategistas do Barclays dizem que uma perspectiva robusta de lucros torna o grupo ainda atraente após a recente queda.

PUBLICIDADE

A equipe de research liderada por Venu Krishna aumentou seu preço-alvo estimado para o final do ano para o índice S&P 500 de 5.300 para 5.600 pontos, citando expectativas sólidas de lucro para as grandes empresas de tecnologia.

Sua previsão implica ganho de cerca de 0,6% em relação aos níveis atuais e está acima da média de 5.431 pontos entre os estrategistas acompanhados pela Bloomberg.

As ações de tecnologia caíram na semana passada enquanto os investidores migravam para ações de empresas menores, apostando que elas finalmente deverão se beneficiar dos cortes de taxas esperados do Federal Reserve.

3. Mercados

As ações recuam nesta quarta-feira (24) em meio a resultados abaixo do esperado da Tesla, da LVMH e do Deutsche Bank, aumentando a preocupação sobre a saúde das empresas globais.

Por volta das 8h30 (horário de Brasília), os contratos futuros do índice Nasdaq 100 caíam mais de 1%, enquanto os futuros do S&P 500 cediam 0,75%. As ações da Tesla caíram 7% antes da abertura dos mercados em Nova York, após um quarto trimestre consecutivo de lucros que decepcionaram os analistas.

Na Europa, a LVMH despencou 6,5%, após as vendas na China caírem durante o trimestre, adicionando evidências de que uma desaceleração econômica está prejudicando as empresas europeias. Já o Deutsche Bank registrou sua primeira perda trimestral em quatro anos e cancelou planos de recompra de ações.

Os analistas estão examinando os resultados financeiros desta semana em busca de sinais de que o rali impulsionado pela tecnologia na primeira metade do ano pode continuar. O mercado enfrenta pressão nos meses de verão no hemisfério norte, com a volatilidade também sendo ampliada pela incerteza à medida que a corrida presidencial dos EUA ganha ritmo.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: PCC no Tatuapé: a vida de luxo, festas e execuções dos traficantes na zona leste de SP

Folha de S. Paulo: Distorção nas emendas põe pequenas cidades no topo do ranking de verba por habitante

Valor Econômico: Incra impõe novo revés à Paper Excellence em disputa com J&F pela Eldorado

O Globo: Paes lidera no Rio com 49% das intenções de voto; Ramagem e Tarcísio têm empate técnico

5. Agenda

Zona do Euro:

  • 9h: Pronunciamento de Philip Lane, do BCE;

Estados Unidos:

  • 9h30: Licenças de Construção;
  • 10h45: PMI Industrial; PMI Composto S&P Global; PMI do Setor de Serviços
  • 11h: Vendas de Casas Novas;
  • 11h30: Estoques de Petróleo Bruto e em Cushing;
  • 13h: GDPNow do Fed de Atlanta;
  • 14h: Leilão Americano Note a 5 anos;
  • 17h05: Discurso de Michelle Bowman, membro do Fomc;

Brasil:

  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro;

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.