Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 17 de julho

Livro Bege e dados da produção industrial são destaque na agenda dos EUA, enquanto investidores buscam sinais sobre flexibilização monetária pelo Fed

The Marriner S. Eccles Federal Reserve building in Washington, DC.
17 de Julho, 2024 | 08:19 AM

Bloomberg Línea — Dados da produção industrial nos Estados Unidos e o Livro Bege, que funciona como um termômetro da economia americana, são monitorados pelos investidores nesta quarta-feira (17).

O dia também conta com falas de membros do Federal Reserve, como Thomas Barkin e Christopher Waller. Os traders buscam pistas sobre a trajetória dos juros enquanto um número cada vez maior de economistas de Wall Street avalia que o BC americano já esperou muito tempo para reverter o curso da política monetária.

Na cena doméstica, atenção para as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as metas fiscais, bem como a produção da mineradora Vale acima do esperado no segundo trimestre.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (17):

PUBLICIDADE

1. Juros nos EUA

Os dados de inflação moderada nos EUA nos últimos três meses, combinados com a desaceleração do crescimento econômico e o aumento da taxa de desemprego, têm levado a pedidos por parte de Wall Street para que o banco central americano corte a taxa de juros em sua próxima reunião daqui a duas semanas.

Tal medida parece altamente improvável. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na segunda-feira (15) em um evento que não daria nenhum guidance sobre o momento ideal para fazer cortes na taxa de juros.

Mas os riscos de uma espera muito longa têm aumentado, de acordo com várias vozes proeminentes, incluindo o economista-chefe do Goldman Sachs, Jan Hatzius, o presidente do Queens’ College e ex-CEO da Pimco, Mohamed El-Erian, e Neil Dutta, da Renaissance Macro Research.

2. Gigantes do minério ampliam oferta

As maiores produtoras de minério de ferro do mundo têm inflado a oferta global da matéria-prima siderúrgica mesmo quando a China enfrenta uma crise imobiliária que prejudica a demanda por aço.

A BHP divulgou produção recorde para o ano fiscal encerrado em junho, enquanto a produção da Vale (VALE3) no segundo trimestre superou as expectativas, reforçando a confiança da mineradora brasileira de que alcançará o limite superior de seu guidance para o ano inteiro.

A Vale extraiu 80,6 milhões de toneladas de minério de ferro no período, ante estimativa média de 78,9 milhões de toneladas dos analistas consultados pela Bloomberg.

Já a Rio Tinto disse que a oferta trimestral aumentou e reafirmou que as operações de uma mina gigante na África começarão no ano que vem.

PUBLICIDADE

3. Mercados

As ações de tecnologia caem ao redor do mundo nesta quarta (17), com os futuros do Nasdaq recuando mais de 1% devido à preocupação de que os Estados Unidos possam adotar restrições mais severas ao comércio e à tecnologia de semicondutores chineses.

Os papéis da Nvidia (NVDA), Intel (INTC) e Apple (AAPL) recuavam antes da abertura das bolsas dos EUA. A ASML Holding também despencou 6%, com as ações de tecnologia liderando as quedas na Europa.

O governo de Joe Biden está considerando usar as restrições comerciais mais severas disponíveis se empresas como a ASML continuarem a dar à China acesso a tecnologia avançada de semicondutores, informou a Bloomberg News nesta manhã.

O movimento representa uma pequena correção após um forte rali, com o S&P 500 fechando em outro recorde histórico na terça-feira (16).

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Reforma tributária amplia benefícios para a Zona Franca de Manaus

Folha de S. Paulo: Pauta anti-MST chega ao Senado e mobiliza bancada ruralista

Valor Econômico: Fazenda planeja transformar BC e CVM em super-reguladores do mercado

O Globo: Denúncia contra família que hostilizou Moraes em Roma marca guinada na PGR e na PF

5. Agenda

Brasil

  • 8h: IGP-10 - Índice de Inflação (Jul);
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro;

Estados Unidos

  • 8h: Índice do Mercado Hipotecário;
  • 9h30: Construção de Novas Casas (Jun);
  • 10h: Discurso de Thomas Barkin, Membro do Fomc;
  • 10h15: Produção Industrial (Jun);
  • 10h35: Discurso de Christopher Waller, membro do Fed;
  • 15h: Livro Bege;

Europa

  • 6h: CPI (Jun);

-- Com informações da Bloomberg News.

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.