Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 10 de julho

Dados de inflação no Brasil e novas falas do presidente do BC americano ganham destaque, enquanto traders balizam apostas sobre rumo dos juros

US Capitol Building
10 de Julho, 2024 | 08:16 AM

Bloomberg Línea — Novas falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ganham destaque nesta quarta-feira (10), após a autoridade monetária afirmar no dia anterior que “mais dados bons” fortaleceriam a confiança em cortar as taxas de juros.

O sentimento é de otimismo nas bolsas globais, em meio à expectativa de que o início do ciclo de flexibilização monetária nos Estados Unidos esteja próximo. Os traders de swaps continuam projetando dois cortes nas do Fed em 2024.

No Brasil, investidores aguardam os dados do IPCA de junho, bem como do fluxo cambial.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (10):

PUBLICIDADE

1. IPCA

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho serão divulgados na manhã desta quarta.

A expectativa, segundo estimativa mediana em pesquisa Bloomberg com economistas, é de alta de 0,30% em junho na comparação mensal, ante avanço de 0,46% na medição anterior.

Já na comparação anual, a estimativa é de alta de 4,32%, ante avanço de 3,93% no último levantamento.

2. Powell e juros nos EUA

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que “mais dados bons” fortaleceriam a confiança de que a inflação está se aproximando da meta de 2% do banco central dos EUA, e que as leituras recentes apontam para um “progresso modesto” nos preços.

Em depoimento preparado para uma audiência no Senado na terça-feira (9), Powell alertou que uma redução muito pequena ou muito tardia das taxas de juros poderia colocar em risco a economia e o mercado de trabalho.

“A inflação elevada não é o único risco que enfrentamos”, disse ele aos legisladores no primeiro de dois dias de depoimentos ao Congresso. “Reduzir muito tarde ou muito pouco a restrição da política monetária poderia enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego.”

O presidente do Fed também disse que cortar as taxas cedo demais ou em demasia poderia atrasar ou reverter o progresso da inflação.

PUBLICIDADE

“Mais dados positivos fortaleceriam nossa confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%”, disse Powell. Ele prestará depoimento novamente nesta quarta-feira (10), desta vez perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

3. Mercados

As ações globais sobem nesta quarta-feira (10), enquanto os traders se preparam para um possível corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve. Os futuros das ações dos EUA sinalizam uma continuidade no rali do índice S&P 500, que alcançou seu 36º recorde este ano.

O índice Euro Stoxx 600 avançava 0,6% por volta das 8h15 (horário de Brasília), enquanto os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 tinham alta de até 0,3%, à medida que os traders analisam os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre a economia dos EUA.

Na terça, o S&P 500 subiu pelo sexto dia consecutivo, sua mais longa sequência de ganhos desde janeiro, após Powell enfatizar os crescentes sinais de um mercado de trabalho em desaceleração em comentários ao Senado. O Nasdaq 100 também atingiu um recorde.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Novo Ensino Médio: Câmara aprova versão final sem espanhol e com 2,4 mil horas de carga horária básica

Folha de S. Paulo: PF rebate em indiciamento explicações de Bolsonaro sobre joias e vê contradições

Valor Econômico: Projeto de renegociação de dívidas com União tem condições favoráveis aos Estados

O Globo: Malu Gaspar: Aliados de Bolsonaro já aguardam denúncia da PGR e veem STF numa ‘encruzilhada’

5. Agenda

Brasil

  • 9h: IPCA (Jun);
  • 12h: Confiança do Consumidor Reuters/Ipsos (Jul);
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro;

Estados Unidos

  • 8h: Pedidos de Hipotecas MBA (Semanal);
  • 11h: Depoimento de Powell, Presidente do Fed;
  • 15h30: Discurso de Michelle Bowman, Membro do Fomc;
  • 20h30: Discurso de Cook, do Fed;

-- Com informações da Bloomberg News.

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.