Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 04 de dezembro

Na Coreia do Sul, oposição entrou com um pedido de impeachment do presidente; nos EUA, haverá a divulgação do Livro Bege

Manifestantes pedem a renúncia do presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol durante uma manifestação na Praça Gwanghwamun em Seul, Coreia do Sul, na quarta-feira, 4 de dezembro de 2024. (Foto: Jean Chung/Bloomberg)
04 de Dezembro, 2024 | 09:06 AM

Bloomberg Línea — Investidores operam em compasso de espera nesta quarta-feira (4) de olho na divulgação de uma série de indicadores no Brasil e nos EUA.

No mercado americano, haverá a divulgação do Livro Bege pelo Fed nesta quarta-feira (4). Além disso, os investidores aguardam pelo discurso do presidente do Fed - assim como um indicativo sobre as taxas de juros do país.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (03):

1. Novo capítulo da crise na Coreia do Sul

Diante de pressões crescentes, o presidente Yoon Suk Yeol suspendeu o decreto de lei marcial. O futuro político do líder sul-coreano será posto à prova após a medida que pegou de surpresa os membros de seu partido: a oposição entrou com pedido de impeachment.

Embora o presidente da Coreia tenha revogado a medida na quarta-feira, apenas algumas horas depois de ter promulgado o decreto, sua decisão provocou uma onda de raiva do público e de seu próprio partido.

PUBLICIDADE

2. Mercados

As ações de tecnologia contribuíram para impulsionar a alta nos futuros de ações dos EUA nesta quarta-feira (4), enquanto os investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em busca de pistas sobre as perspectivas para as taxas de juros.

Os contratos do S&P 500 avançaram ligeiramente após o índice de referência registrar seu 55º recorde anual na terça-feira. O dólar se fortaleceu e os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos subiram.

Os mercados franceses permaneceram relativamente estáveis antes da votação marcada para quarta-feira, que ameaça derrubar o governo. O won sul-coreano se recuperou depois que o presidente Yoon Suk Yeol revogou sua declaração surpresa de lei marcial.

PUBLICIDADE

3. China restringe venda de metais para os EUA

Em mais um capítulo da escalada de tensões com os EUA, a China proibiu a venda de vários materiais com aplicações militares e de alta tecnologia, em um movimento de retaliação depois que o governo do presidente Joe Biden aumentou as restrições tecnológicas a Pequim.

Gálio, germânio, antimônio e materiais superduros não poderão mais ser enviados para os Estados Unidos, informou o Ministério do Comércio em um comunicado na noite desta terça-feira (3).

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Brasil participa pela 1ª vez de prova internacional de Matemática e Ciência: qual foi o resultado?

PUBLICIDADE

Folha de São Paulo: Derrite criou sensação de impunidade na PM, dizem policiais

Valor Econômico: OCDE vê economia global resiliente, mas com incertezas em alta

O Globo: Homem atirado de ponte e morte em loja geram revolta e põem em xeque preparo da PM de SP

5. Agenda

Brasil

  • 9:00: Produção Industrial de outubro

EUA

  • 15:45: Discurso de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve
  • 16:00: Livro Bege

Japão

  • 10:30: Discurso de Toyoaki Nakamura, Membro do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês)

-- Com informações da Bloomberg News.