CEO da Nasdaq diz que mais de 80 empresas estão preparadas para IPOs em 2024

Em entrevista à Bloomberg News em Davos, Adena Friedman conta como a bolsa busca diversificar sua receita para além do trading de ações, com soluções como dados e análises

Por

Bloomberg — A Nasdaq tem mais de 80 empresas prontas para abrir capital em um ano que promete ser mais movimentado para ofertas públicas iniciais de ações (IPOs), segundo a CEO Adena Friedman.

“Temos cerca de 85 empresas que entraram com pedido de abertura de capital na Nasdaq, o que significa que estão prontas para quando os mercados se abrirem”, disse Friedman em entrevista à Bloomberg TV em Davos, na terça-feira (16).

A bolsa com grande exposição ao setor de tecnologia sofreu um recuo significativo da atividade de IPOs desde o pico de 2021, assim como a NYSE, mais abrangente.

Como CEO, Friedman tem buscado expandir a Nasdaq para além da atividade tradicional de negociações de ações, em busca de fluxos de receita mais previsíveis, menos sujeitos à volatilidade do mercado.

Apesar de Friedman afirmar que o mercado continua a ser a base e “sempre será” a raiz da empresa, soluções como dados e análises representam atualmente cerca de 75% da receita da Nasdaq, enquanto o mercado responde por 25%.

Para que os IPOs aumentem em 2024, os investidores precisam estar prontos para colocar o capital para trabalhar, disse Friedman. Se os investidores acreditarem que os juros não subirão mais, poderão subscrever risco, à medida que as incertezas diminuem, complementou. “Acredito que há oportunidades para mais IPOs este ano.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Por que esta consultoria global está otimista com a retomada de M&As no Brasil

Satya Nadella, da Microsoft, explica por que não buscará controle da OpenAI