Bloomberg — A investidora Cathie Wood aproveitou o tombo dos mercados no início da semana para comprar ações de tecnologia, enquanto seu principal fundo atingiu uma nova mínima em 2024.
O ETF ARK Innovation de Wood comprou ações da Amazon (AMZN), Advanced Micro Devices (AMD) e Roku (ROKU), entre outras. Já o seu fundo mais focado em fintechs comprou Reddit (RDDT) e Meta (META), segundo dados divulgados por sua gestora, a Ark Investment Management.
As ações de tecnologia – que impulsionaram o mercado nos últimos meses – suportaram grande parte das perdas recentes, embora a maioria ainda acumule ganhos no ano.
Leia também: De Uber a delivery: como as empresas de aplicativos driblaram o colapso de ações tech
Não é o caso do ARK Innovation. O fundo negociado em bolsa, que já acumulava perdas no ano quando a semana começou, continuou sua queda e fechou na quarta-feira (7) no nível mais baixo desde novembro.
Ele caiu mais de 20% este ano e já teve cerca de 75% de seu valor eliminado desde seu pico no início de 2021.
“Os últimos anos, realmente, foram um desafio” para o fundo, disse Todd Sohn, estrategista de ETFs da Strategas.
Sobre as compras desta semana, “A Ark tem um histórico de investimentos concentrados e de alta convicção por meio de seus ETFs – há uma tendência da equipe de usar quedas bruscas de mercado como uma oportunidade para adicionar exposição longa às suas ideias mais fortes”, disse ele.
Wood ganhou seguidores entre investidores de varejo em 2020, quando seu principal ETF saltou 150% em meio a uma forte maré de alta para ações de tecnologia.
Apesar de um histórico irregular nos anos que se seguiram, incluindo perdas em 2021 e 2022, os investidores permaneceram fiéis por um tempo, investindo dinheiro no ETF mês após mês. Mas esse entusiasmo está se dissipando.
Os investidores retiraram US$ 2,2 bilhões do ARK Innovation este ano até o fechamento de terça-feira (6), colocando o fundo a caminho de seu pior ano com relação a resgates desde sua estreia em 2014.
No total, os sete ETFs de gestão ativa da asset tiveram saídas totais de US$ 11,5 bilhões desde o início de 2021, segundo dados compilados por Sohn, da Strategas.
Um representante da Ark não comentou imediatamente.
Veja mais em bloomberg.com