Fim da febre de IA? Para o BofA, há espaço para alta adicional do S&P 500

Após rali dos últimos meses e ganho de quase 16% em 2023, equipe de estrategistas do banco atualiza projeção de meta para o índice ao final do ano

Arm Debuts Initial Public Offering At Nasdaq MarketSite
Por Sagarika Jaisinghani
20 de Setembro, 2023 | 07:42 PM

Bloomberg — Savita Subramanian, do Bank of America (BAC), é a mais recente estrategista de Wall Street a elevar seu preço-alvo para o índice S&P 500, depois que o forte rali em 2023 deixou as previsões do banco para trás.

O ganho de quase 16% no S&P 500 este ano – impulsionado pelo frenesi em torno da IA, bem como por sinais de crescimento econômico resiliente – pegou a maioria dos estrategistas de Wall Street desprevenidos e levou a uma série de ajustes de projeções nas últimas semanas.

A expectativa de Subramanian e sua equipe agora é de que o índice de referência termine o ano em 4.600 pontos, em comparação com sua meta anterior de 4.300 - o que implicaria um ganho de cerca de 3,5% em relação ao fechamento de terça-feira. Os indicadores sobre o ciclo macroeconômico, as avaliações e o posicionamento estão emitindo sinais de alta, disse ela.

Strategists Raise S&P 500 Targets After Rally

Subramanian foi uma das primeiras a se tornar otimista em 2023, depois de prever corretamente a queda das ações no ano passado. Sua nova meta é uma das mais altas de Wall Street, atrás apenas de Oppenheimer, Societe Generale SA e Fundstrat, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

A inteligência artificial, a automação e a eficiência da mão de obra devem impulsionr a produtividade, avalia a analista. “Empresas de economia antiga e ineficientes poderiam se beneficiar tanto quanto as de tecnologia e crescimento, mas não precificaram esse tema de forma tão intensa”, acrescentou em sua nota.

Ainda assim, as preocupações renovadas com as taxas de juros mais altas por mais tempo atenuaram a alta nos últimos dois meses. Dados recentes de posicionamento também mostram que os investidores estão se preparando para novas quedas nas ações de tecnologia.

Subramanian espera que as ações subam com dados macroeconômicos e de lucros melhores do que o esperado. Ela vê rendimentos mais altos para o índice de ponderação “equal” do S&P 500, que teriam menor volatilidade de lucros e dispersão de estimativas em comparação com o índice de referência ponderado por capitalização de mercado. Nos últimos nove ciclos de “recuperação”, o índice equal-weighted quase sempre superou o índice market-cap-weighted, disse Subramanian.

--Com a colaboração de Lu Wang.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Pimco vê disparada nos preços do petróleo como ameaça às ações nos EUA

Para este analista de ações, CEO David Solomon não sairá do Goldman ‘tão cedo’