Balanços de Vale, Santander Brasil e Carrefour movimentam os mercados nesta semana

Além dos resultados trimestrais, a negociação de ações da Cteep vendidas pela Eletrobras e assembleia da São Martinho estão na agenda dos mercados

Operação da Vale
Por Gabriel Diniz Tavares - Beatriz Amat
21 de Julho, 2024 | 07:16 PM

Bloomberg — A Vale (VALE3) divulga o balanço do segundo trimestre na próxima quinta-feira, após anunciar produção de minério de ferro de 80,60 milhões toneladas no trimestre, um aumento de 2,4% a/a, superando as estimativas de 78,85 milhões. A semana também tem balanços de Carrefour Brasil (CRFB3) e Santander Brasil (SANB11), negociação de ações da Cteep (TRPL4) vendidas pela Eletrobras (ELET3; ELET6) e assembleia da São Martinho (SMTO3).

Vale

A Vale tenta aumentar sua produção de minério de ferro, reavivando os esforços para desenvolver uma mina controversa em uma região montanhosa de Minas Gerais, rica em biodiversidade, conhecida por suas florestas exuberantes e vida selvagem ameaçada.

A mineradora está aguardando a resposta das autoridades ambientais, após a realização de audiências públicas no final de maio para seu projeto Apolo, que ficou parado por anos. Os esforços renovados para retomar o plano de US$ 1,3 bilhão já impulsionaram uma campanha nas redes sociais para impedir o desenvolvimento do projeto.

Leia também: Como a desistência de Biden afeta os mercados, segundo analistas de Wall Street

PUBLICIDADE

Embraer

A Embraer (EMBR3) entregou 47 aeronaves no 2T24 e sua carteira de pedidos firmes (backlog) fechou em US$ 21,1 bi, alta de 20% na comparação anual e valor recorde de sete anos.

A Vietnam Airlines avalia um pedido de cerca de 20 jatos regionais da Airbus ou da Embraer para expandir seus voos domésticos, segundo fontes.

A aérea está se reunido com as fabricantes e companhias que usam o A220 da Airbus e o E2 da Embraer, como parte de suas deliberações, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são confidenciais. Vietnam Airlines, Airbus e Embraer não quiseram comentar.

Frigoríficos

A confirmação da presença do vírus Newcastle em uma granja de frangos no Rio Grande do Sul levou o Ministério de Agricultura e Pecuária a suspender as exportações de frango para UE, Argentina, além das exportações do Rio Grande do Sul para China e outros países.

A notícia gerou temores de que embargos temporários possam ser aplicados por alguns países importadores, incluindo Japão e China, contra o Brasil — o maior exportador mundial de frangos.

A semana

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Saída de estrategista do JPMorgan é alerta a pessimistas e otimistas em Wall St