Balanços, riscos políticos e rumo dos juros: os eventos que movem os mercados

Os investidores observam o impacto dos juros elevados e dos riscos de recessão nos resultados de bancos de investimento e avaliam o panorama geopolítico com a virada de Trump

Por

Barcelona, Espanha — Em um dia com poucas referências macroeconômicas de peso, os balanços de bancos de investimento de peso, como Morgan Stanley, Goldman Sachs e PNC Financial, ganham protagonismo. A expectativa é de que entreguem cifras mornas, afetadas pelos altos custos de empréstimos, pelas tensões geopolíticas e os riscos de recessão mundial. Os investidores também observam os sinais de banqueiros centrais sobre o ritmo dos tão aguardados cortes de juros.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

⏰ Pistas sobre o ‘timing’. Os últimos sinais de formuladores de políticas monetárias desalentaram os que apostam em cortes agressivos dos juros. É muito cedo para declarar vitória sobre a inflação, disse o membro do Conselho do Banco Central Europeu, Francois Villeroy de Galhau, durante o Fórum Econômico Mundial. Hoje, os traders acompanharão o discurso do governador do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, para obter pistas sobre o momento de redução das taxas nos EUA.

🇺🇸 Eleições 2024. O ex-presidente Donald Trump venceu as primárias de Iowa, afastando o rival Ron DeSantis e consolidando seu status como clara liderança republicana na disputa. Aliados e adversários em todo o mundo olham atentamente para a disputa presidencial dos EUA em 2024, na qual Trump e Joe Biden oferecem visões totalmente diferentes para o papel global dos Estados Unidos.

🤖 Corrida da IA. O Grupo Vodafone chegou a um acordo com a Microsoft para investir US$ 1,5 bilhão na próxima década no desenvolvimento de uma variedade de negócios, incluindo inteligência artificial, pagamentos digitais e internet das coisas (IoT). Como parte do acordo, a Vodafone usará a tecnologia OpenAI no Azure para melhorar as operações de atendimento ao cliente, incluindo seu chatbot de consumidor, e os funcionários da Vodafone terão acesso ao Microsoft Copilot.

🔴 Alerta reforçado. Militantes houthis atingiram ontem um navio comercial norte-americano com um míssil balístico, reforçando os alertas de que a artéria comercial mais importante do mundo continua sendo muito arriscada para a navegação.

📈 O vaivém dos ativos. Os contratos futuros de índices dos EUA operavam em queda. Na Europa, as bolsas se dirigiam pelo mesmo caminho. No encerramento do mercado acionário da Ásia, os índices terminaram em baixa.

Os contratos de ouro recuavam. Entre as divisas, o dólar atingia a maior alta em um mês, com os rendimentos do Tesouro subindo devido à crescente especulação de que o Federal Reserve pode estar reticente em cortar as taxas de juros já em março. O petróleo operava com ligeira alta e o bitcoin subia.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

🔘 As bolsas ontem (15/01, feriado nos EUA): Dow Jones Industrials (--), S&P 500 (--), Nasdaq Composite (--), Stoxx 600 (-0,54%), Ibovespa (+0,41%)