Ásia tem abertura com ganhos enquanto investidores monitoram Oriente Médio

Novos dados da economia americana em setembro reforçam avaliação de resiliência da atividade, o que pode levar o Fed a promover novo aumento do juro

Por

Bloomberg — Os mercados asiáticos estão apontados para pequenos ganhos na manhã de quarta-feira (18) depois de um dia em que as ações dos EUA enfrentaram dificuldades e os Treasuries caíram, devido a dados que reforçaram o argumento de que o Federal Reserve manterá as taxas de juros mais altas por mais tempo. O petróleo subiu à medida que o conflito entre Israel e Hamas se intensificou.

Os futuros dos índices na Austrália e no Japão apontam para ganhos de cerca de 0,3%, enquanto os de Hong Kong permaneceram praticamente inalterados. O S&P 500 apagou os ganhos na terça-feira (17), com a Nvidia liderando uma queda nas ações de tecnologia, à medida que os EUA restringem a venda de chips projetados pela empresa para o mercado chinês.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos atingiram o nível mais alto desde 2006, à medida que contratos de swap ligados às decisões de taxa do Fed mostraram que os traders estão precificando mais de 60% de chances de que os formuladores de políticas elevem as taxas de juros em um quarto de ponto percentual em janeiro de 2023.

“Boas notícias sobre a economia são mais uma vez más notícias, já que manterá os formuladores de políticas [monetárias] em cima do muro em relação a apertar ainda mais”, disse Edward Moya, analista de mercado sênior para as Américas na Oanda. “Parece que a economia dos EUA ainda não está pronta para entrar em uma recessão.”

As vendas no varejo nos EUA em setembro superaram todas as previsões e a produção industrial se fortaleceu no mês passado, evidências recentes de um consumidor americano resiliente cujos gastos estão ajudando a estabilizar a indústria.

Os relatórios econômicos levaram uma série de economistas, desde o Goldman Sachs até o JPMorgan Chase e o Morgan Stanley, a aumentar suas estimativas de acompanhamento para o Produto Interno Bruto do terceiro trimestre.

Os traders também acompanharam de perto os eventos geopolíticos mais recentes.

Líderes árabes cancelaram uma reunião com Joe Biden após relatos de uma explosão em um hospital em Gaza, enquanto o presidente dos EUA se prepara para chegar a Israel como um gesto de solidariedade após o ataque de 7 de outubro pelo Hamas - que é designado como uma organização terrorista pelos EUA e pela União Europeia. O petróleo subiu 1,3% nas negociações iniciais da Ásia.

Centenas de palestinos foram mortos em uma explosão em um hospital na cidade de Gaza na terça-feira, segundo autoridades no território controlado pelo Hamas, que disseram que foi resultado de um ataque aéreo israelense. O exército de Israel disse que o hospital foi atingido em um ataque malsucedido com mísseis por militantes do grupo Jihad Islâmica.

O Banco de Israel destacou a urgência de estabilizar o shekel após sua queda para a mínima em oito anos, revertendo as expectativas entre os traders que apostaram em um grande corte na taxa de juros já na próxima semana.

Na Ásia, o Banco do Japão provavelmente discutirá o aumento de sua projeção de inflação para o ano fiscal de 2023 e 2024 em sua reunião de política mais tarde neste mês, estendendo o período em que espera que os preços atinjam ou excedam sua meta de 2%, de acordo com pessoas a par do assunto. Após as notícias sobre a visão de preços do banco central, o iene se fortaleceu brevemente.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Bruno Serra, da Itaú Asset, compra dólar e vê Selic perto de 11% ao ano