Ações sobem na Europa com eleições no radar e em dia de feriado nos EUA

Investidores monitoram as urnas na França e no Reino Unido, enquanto repercutem dados nos EUA que sinalizam espaço para corte dos juros

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
04 de Julho, 2024 | 07:11 AM

Bloomberg Línea — Em dia de liquidez reduzida nesta quinta-feira (4) por conta de feriado nos Estados Unidos, as ações europeias avançam com eleições no radar e em meio ao otimismo sobre a possibilidade de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve.

O índice de referência CAC-40, da França, subia pelo segundo dia no período que antecede a rodada final de votações nas eleições parlamentares antecipadas deste fim de semana. No Reino Unido, a votação está em andamento nas eleições gerais, com a primeira pesquisa oficial de boca de urna esperada logo após as 22h, horário local.

O índice regional Stoxx 600, da Europa, subia 0,5% por volta das 7h (horário de Brasília), com ações de bancos liderando os ganhos. Já os contratos futuros de ações dos EUA operavam praticamente estáveis, com os mercados fechados para o Dia da Independência.

As ações globais estão a caminho de sua mais longa sequência de ganhos semanais desde março, impulsionadas por uma série de dados econômicos fracos dos EUA, que reacenderam esperanças de um corte de taxa em setembro.

PUBLICIDADE

Dados divulgados na quarta-feira (3) mostraram que o setor de serviços americano recuou no ritmo mais rápido em quatro anos, enquanto o mercado de trabalho apresentou mais sinais de enfraquecimento antes dos principais dados de empregos (payroll) de sexta-feira (5).

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🇺🇸 Eleições nos EUA. O acalorado debate em Washington sobre se o presidente Joe Biden desistirá de sua candidatura à reeleição está se espalhando para Wall Street, com traders recalibrando portfólios para ativos que seriam impactados pelo retorno de Donald Trump ao cargo.

💰 VC em LatAm. As transações de venture capital na América Latina atingiram o menor nível em seis anos, em parte devido a um recuo dos investidores dos EUA na região. No primeiro semestre, houve 323 deals avaliados em US$ 2 bi, de acordo com dados do PitchBook.

🔔 Concorrência para a B3. O Rio de Janeiro será sede da nova bolsa de valores no Brasil, operada pela ATG, que visa ampliar a competição e baratear o mercado financeiro do país. A expectativa é de que a futura bolsa entre em operação no fim de 2025.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 4-7-24
🔘 As bolsas ontem (03/07): Dow Jones Industrials (-0,06%), S&P 500 (+0,58%), Nasdaq (+0,81%), Stoxx 600 (+0,70%), Ibovespa (+0,73%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.