Ações sobem na Europa após esquerda não garantir maioria absoluta na França

Em surpresa para Macron e Le Pen, partido liderado por Jean-Luc Melenchon conquistou mais de 180 assentos na Assembleia Nacional, abaixo dos 289 necessários para uma maioria absoluta

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
08 de Julho, 2024 | 07:13 AM

Bloomberg Línea — As ações europeias sobem nesta segunda-feira (8), enquanto traders digerem o resultado inesperado das eleições antecipadas na França, que deixaram o grupo de esquerda sem assentos suficientes para formar um governo. O euro apagou as perdas e os títulos franceses permaneceram praticamente inalterados.

O índice Stoxx 600, da Europa, subia 0,5% por volta das 7h (horário de Brasília), após reverter uma queda inicial, enquanto o índice CAC-40, da França, apagou as perdas iniciais após o resultado das eleições legislativas.

“Foi uma grande surpresa, claro, mas quando você olha para a reação do mercado hoje, está estável. Não há maioria clara para a Assembleia Nacional e não há maioria para a extrema esquerda”, disse Nicolas Forest, diretor de investimentos da Candriam, em entrevista à Bloomberg TV.

Leia também: Quem é o líder de esquerda que venceu a eleição na França e superou Macron e Le Pen

PUBLICIDADE

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os futuros de ações operavam de lado no mesmo horário, após a alta da semana passada em Wall Street, com o testemunho do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso e os dados de inflação dos EUA entre os principais eventos desta semana.

Os traders estarão de olho nos dados e nas falas de Powell para balizar suas apostas de que a flexibilização da política monetária poderá começar já em setembro.

Destaque ainda para a divulgação dos balanços trimestrais de bancos como JPMorgan (JPM).

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🇫🇷 Eleições na França. A votação de ontem resultou em um parlamento dividido, sem uma maioria clara. Uma aliança de esquerda terá a maior presença com 178 dos 577 assentos na Casa, ainda muito aquém dos 289 necessários para o controle total. O grupo do presidente Emmanuel Macron ficou em segundo lugar, com o Reunião Nacional de Marine Le Pen em terceiro.

🇺🇸 Biden na corrida eleitoral. Vários democratas influentes do Congresso americano disseram de forma privada ontem que querem que Joe Biden desista como candidato do partido à Casa Branca, enquanto o presidente dos EUA entra em uma semana crucial para sua campanha de reeleição.

🗓️ Agenda. Entre os principais eventos na semana, os investidores vão monitorar no Brasil dados do varejo e da inflação medida pelo IPCA, enquanto nos EUA ganham destaque a inflação CPI e os dados do Índice de Preços ao Produtor (PPI). Uma série de membros do Fed, incluindo o presidente Jerome Powell, falam ao longo da semana.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 8-7-24
🔘 As bolsas na sexta-feira (05/07): Dow Jones Industrials (+0,17%), S&P 500 (+0,54%), Nasdaq (+0,90%), Stoxx 600 (-0,18%), Ibovespa (+0,08%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.