Ações pausam selloff global à espera de novos dados de emprego nos EUA

Investidores monitoram nesta quinta-feira (5) os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA, enquanto aguardam os números do payroll de amanhã

Por

Bloomberg Línea — As ações globais operam perto da estabilidade nesta quinta-feira (5), após dias de queda, à medida que a incerteza sobre a saúde da economia dos Estados Unidos e o ritmo dos possíveis cortes de juros do Federal Reserve persiste.

Na Europa, o índice Stoxx 600 operava em baixa de 0,3% por volta das 7h (horário de Brasília), com a gigante de tecnologia ASML Holding e ações de luxo entre as de maior perda. Já as ações de mineração caíram pela quarta sessão consecutiva, após o preço do minério de ferro atingir o nível mais baixo desde 2022.

Nos EUA, os contratos futuros de ações tinham leve alta, enquanto as ações asiáticas apagaram a maior parte dos ganhos após quedas no Japão.

Os traders estão de olho nos dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que serão divulgados ainda hoje, e no relatório de empregos não-agrícolas (payroll) de sexta-feira para avaliar se a economia dos EUA está caminhando para um “soft-landing”.

As ações globais sofreram suas piores perdas no início desta semana desde o colapso de 5 de agosto, com o Índice de Volatilidade Cboe permanecendo elevado em 20.

Os traders de swaps intensificaram suas apostas no ritmo dos cortes de juros após dados de abertura de vagas de emprego nos EUA na quarta-feira (4) ficarem abaixo das estimativas, e Livro Bege, do Fed, mostrar uma atividade econômica estagnada ou em declínio.

As previsões de taxas sugerem pelo menos 1 ponto percentual de redução este ano, incluindo um grande corte de 0,50pp.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🛢️Petróleo abaixo de US$ 70. A Opep+ está perto de um acordo para adiar um aumento planejado na produção de petróleo após a queda dos preços, devido à demanda frágil. Membros importantes da coalizão provavelmente não seguirão com o aumento previsto de 180.000 barris por dia em outubro, segundo delegados que falaram à Bloomberg News.

🇺🇸 Juros nos EUA. As taxas de juros dos EUA deverão se estabilizar entre 3% e 4% após as reduções pelo Federal Reserve, de acordo com Howard Marks, da Oaktree. “Minha avaliação é que vamos permanecer no patamar de três, e não voltaremos para zero, meio nem um.”

📲 X banido. A proibição da rede social X, de Elon Musk, no Brasil terá pouco impacto nos negócios – que dependem da América do Sul para crescimento de usuários e influência cultural – e menos ainda para a receita, dado que o país representou 2% do total da empresa em 2021, segundo fontes.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

🔘 As bolsas ontem (04/09): Dow Jones Industrials (+0,09%), S&P 500 (-0,16%), Nasdaq Composite (-0,31%), Stoxx 600 (-0,97%), Ibovespa (+1,31%)