Bloomberg — Os futuros das ações dos EUA apontavam para uma abertura em baixa nesta terça-feira (25) após uma liquidação liderada pelo setor de tecnologia em Wall Street no final do pregão de segunda-feira.
Os investidores acompanham os planos de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, e as medidas para restringir investimentos entre os EUA e a China, que podem prejudicar o crescimento econômico global.
Na Europa, o índice Stoxx 600 apresentou pouca variação na abertura. As ações de tecnologia lideraram as quedas, enquanto os bancos e os papéis do setor de saúde avançaram.
As ações asiáticas caíram pelo segundo dia consecutivo. O iene se valorizou, e o ouro permaneceu próximo a uma máxima histórica.
Leia também: Conservadores vencem na Alemanha e buscam coalizão após avanço da extrema direita
Um mês após o início da presidência de Trump, a incerteza sobre como suas políticas afetarão o crescimento econômico dos EUA levou os investidores a reduzir o risco e buscar refúgios mais seguros, como o ouro.
Trump sinalizou na segunda-feira que as tarifas sobre importações do México e do Canadá seguirão adiante, enquanto sua administração esboça versões mais rígidas das restrições ao setor de semicondutores nos EUA e pressiona aliados a reforçarem suas restrições à indústria de chips da China.
“O contínuo sinal de novas tarifas introduz uma volatilidade desnecessária nos mercados”, disse Rajeev De Mello, gestor de portfólio macro global na Gama Asset Management.
“Uma retirada acelerada dos EUA da liderança global aumenta os riscos para as multinacionais e investidores globais, que há muito tempo se beneficiam de uma ordem internacional estável e baseada em regras.”
Veja a seguir outros destaques desta manhã de terça-feira (25):
- Mudanças no comando da Unilever. O CEO da fabricante dos sabonetes Dove, Hein Schumacher, deixará o cargo em março após menos de dois anos no comando da companhia. O executivo será substituído pelo diretor financeiro, Fernando Fernandez, segundo comunicado divulgado nesta terça.
- Friedrich Merz negocia pacote para defesa. O chanceler recém-eleito da Alemanha iniciou negociações com os Social-Democratas para aprovar até US$ 210 bilhões em gastos especiais com defesa, segundo uma pessoa familiarizada com as discussões disse à Bloomberg News.
- Bitcoin cai abaixo de nível pré-eleição. A moeda digital atingiu o nível mais baixo desde 18 de novembro, inferior ao patamar de US$ 90.000, à medida que o rali que seguiu a eleição de Trump se reverte sob o peso de suas tarifas comerciais. Outras criptomoedas também recuaram no pregão.

🔘 As bolsas ontem (24/02): Dow Jones Industrials (+0,08%), S&P 500 (-0,50%), Nasdaq Composite (-1,21), Stoxx 600 (+0,08%), Ibovespa (-1,36%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.