Bloomberg Línea — As ações operam de forma mista enquanto o mercado aguarda os dados sobre a inflação nos EUA, que serão divulgados nesta quarta-feira (13).
Além disso, há preocupações de que as recentes nomeações a cargos chave de Donald Trump e um possível cenário com novas tarifas contra a China possam estimular o crescimento dos preços.
Na Europa, o índice Stoxx 600 registrou poucas movimentações na abertura.
Os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 apontavam para queda. O Índice do Dólar Bloomberg subiu ligeiramente, assim como os rendimentos dos títulos do Tesouro.
Os dados dos EUA previstos para esta quarta podem reforçar as preocupações sobre uma aceleração da inflação, com analistas prevendo que o índice geral de preços ao consumidor tenha provavelmente aumentado 0,2% pelo quarto mês consecutivo.
Com a administração de Trump esperada para adotar políticas inflacionárias, como as tarifas, os investidores também aguardam por menores cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve no próximo ano.
Leia mais: Quem é a arquiteta da vitória de Trump que foi sua primeira nomeação ao governo
“O Fed está afrouxando a política em um ambiente onde a inflação já está ligeiramente acima da meta nos EUA”, disse Henry Allen, estrategista macroeconômico do Deutsche Bank, à Bloomberg TV.
“Se você adicionar a isso o risco de tarifas nos próximos anos e o estímulo fiscal, e se você está tentando criar uma receita inflacionária — é bem semelhante ao que estamos vendo agora”, afirmou Allen.
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
- Musk no governo Trump. Donald Trump anunciou que Elon Musk e o empresário Vivek Ramaswamy liderarão um novo Departamento de Eficiência Governamental em sua administração com a tarefa de “reduzir o excesso de regulamentações, cortar gastos e reestruturar as agências federais”.
- Swiggy faz IPO na Índia. A gigante de investimentos na internet Prosus e a sua controladora, a Nasper, obtiveram mais de US$ 2 bi antes da estreia da Swiggy no mercado de ações da Índia. A Prosus informou que manterá 25% da Swiggy, o que é semelhante à sua participação na Tencent.
- Banco francês vê estagnação. O Banco da França espera que a economia estagne no quarto trimestre no país, após o crescimento impulsionado pelos Jogos Olímpicos de Paris nos três meses anteriores, e à medida que a situação política continua a aumentar a incerteza para os negócios.
(Com informações de Bloomberg News)