Bloomberg Línea — As ações europeias testaram novos níveis recordes nesta manhã de sexta-feira (27), à medida que as últimas medidas de estímulo da China e dados positivos da economia dos Estados Unidos desencadearam uma alta global nos mercados financeiros.
O índice Stoxx Europe 600 subiu 0,20% mais cedo, após encerrar a sessão de quinta (26) com o seu maior fechamento já registrado, enquanto ações com exposição à China, como as do setor de luxo, dispararam.
Empresas como Richemont, Hermès e Kering continuaram a liderar os ganhos na sexta, em meio ao otimismo de que a segunda maior economia do mundo se recuperará e impulsionará as exportações europeias.
O gigante do luxo LVMH viu suas ações subirem ainda mais - ganhos na casa de 2% - após anunciar que vai investiri na marca de roupas Moncler, em um acordo que dará à empresa de luxo francesa um assento no conselho da empresa italiana. As ações da Moncler subiram até 15%.
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
- Suporte ao iene. A vitória de Shigeru Ishiba como novo líder do LDP, partido que governa o Japão, levou o iene a reverter uma queda anterior e a se valorizar até 1,3%, dada o seu apoio a uma alta de juros no país, o que é criticado pelo sua adversária que perdeu, Sanae Takaichi.
- Inflação em queda. Os índices ao consumidor na França e na Espanha recuaram abaixo da meta de 2% na taxa anual em setembro, para 1,5% e 1,7%, respectivamente, abaixo das projeções de 1,9%, o que reforçou as apostas em um novo corte de juro do BCE na reunião de outubro.
- Minério de ferro a US$ 100. Com um ganho acumulado de 11% na semana, o futuro passou a marca simbólica para a tonelada da commodity depois da quarta sessão seguida de alta, reflexo do otimismo com a demanda depois de medidas de estímulo da China e da promessa de mais apoio do estado.
(Com informações de Bloomberg News)