Bloomberg — As ações na Europa avançavam de maneira limitada nesta manhã de segunda-feira (24) em reação à vitória do líder conservador alemão Friedrich Merz na eleição no último domingo (23).
Apesar do resultado, o bloco de Merz, liderado pela União Democrata-Cristã (CDU), ainda enfrenta pressão para formar rapidamente um governo.
“É um resultado eleitoral complicado. Há um mandato claro e isso deve permitir acordos rápidos com políticas suficientes que podem ser benéficas. Mas a extrema-direita e a extrema-esquerda podem impedir reformas constitucionais”, disse Jari Stehn, economista-chefe para a Europa do Goldman Sachs, em entrevista à Bloomberg Television.
Enquanto isso, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) dobrou seu apoio, tornando-se a segunda maior força política com 20,8%.
Leia também: Conservadores vencem na Alemanha e buscam coalizão após avanço da extrema direita
O euro subiu e as ações de empresas de médio porte da Alemanha avançaram com a especulação de que os resultados das eleições no país possam abrir caminho para mais gastos para impulsionar o crescimento econômico. Os futuros do S&P 500 apontavam para uma recuperação após a liquidação de sexta-feira.
O euro avançou 0,2%, reduziu alguns ganhos anteriores, e o MDAX da Alemanha, um índice que mede o desempenho de empresas de médio porte, avançou 1,8%.
Os investidores estavam otimistas de que o líder conservador da Alemanha, Merz, conseguiria formar um governo de coalizão e flexibilizar a política fiscal rígida que predominou no país.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (24):
- Alibaba aumenta aposta em IA. Gigante do e-commerce prometeu investir mais de US$ 53 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial, como centros de dados, nos próximos três anos. O objetivo é se tornar um parceiro estratégico para empresas que desenvolvem e aplicam IA no mundo real.
- KKR avança sobre a Índia. A empresa de private equity está prestes a adquirir uma participação majoritária na Healthcare Global Enterprises (HCG), da Índia, em um negócio avaliado em US$ 400 milhões. Com isso, a KKR pode se tornar a única operadora da rede indiana de tratamento do câncer.
- Data centers da Microsoft em xeque. A big tech teria começado a cancelar contratos de locação para data centers nos EUA, um movimento que pode indicar um possível excesso de infraestrutura de computação para IA no longo prazo, de acordo com um relatório do banco de investimento TD Cowen.

🔘 As bolsas na sexta-feira (21/02): Dow Jones Industrials (-1,69%), S&P 500 (-1,71%), Nasdaq Composite (-2,20), Stoxx 600 (+0,52%), Ibovespa (-0,37%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.