Ações na Europa sobem e futuros em NY recuam enquanto mercado aguarda a China

Investidores buscam novas informações sobre a extensão das medidas prometidas de estímulo, o que deu uma pausa ao momentum de euforia e de apetite a risco da semana passada

Por

Bloomberg Línea — Ações europeias operavam com ganhos na manhã desta quarta-feira (9), enquanto investidores avaliam o impacto de um rali que perde força em ativos de setores mais expostos à segunda maior economia do mundo. Futuros de ações americanas tinham leve queda.

O Stoxx Europe 600 operava perto de ganhos de 0,20% às 11h30 em Paris, após as perdas na véspera (8). Na China, o índice de referência CSI 300 caiu até 7,4%, sua maior queda desde 2020.

Ações com grande exposição à China, como as de empresas de artigos de luxo e mineradoras, não conseguiram se recuperar após uma queda acentuada na sessão anterior, quando a China impôs uma taxa sobre o brandy importado da União Europeia, o que agravou uma disputa comercial.

Leia mais: CEO da Apollo diz que Fed corre o risco de estimular demais a economia

Ações europeias atingiram novos recorde no fim de setembro, depois que novas medidas de estímulo das autoridades chinesas impulsionaram de volta o apetite a risco, em meio a uma convicção crescente de que as taxas de juros nos EUA e na zona do euro cairiam ainda mais nos próximos meses.

Agora, investidores reavaliam as expectativas sobre se a China, que realizará um briefing sobre política fiscal no sábado (12), tomará medidas decisivas para reverter sua economia debilitada.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- Disney sobe preços. Os ingressos diários para os dois parques no sul da Califórnia, como a Disneyland, sobem hoje em cerca de 6% - o mais caro, em feriados e fins de semana, passa a custar US$ 204. Ao mesmo tempo, a empresa passará a adotar mais opções de certas tarifas promocionais.

- Red Bull contrata Juergen Klopp. O vitorioso ex-treinador do Liverpool será o novo chefe global de futebol da marca global de energéticos, à frente da supervisão de clubes como o Red Bull Bragantino, além de equivalentes em Leipzig, Salzsburgo e Nova York, entre outros.

- Atrasos em GNL. Uma das fontes de energia projetadas para ajudar a suprir a demanda global, o Gás Natural Liquefeito (GNL) não terá um aumento de produção como esperado em 2025 e nos anos seguintes devido a atrasos em projetos em diferentes países, segundo projeções atualizadas.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

🔘 As bolsas ontem (08/10): Dow Jones Industrials (+0,30%), S&P 500 (+0,97%), Nasdaq Composite (+1,44%), Stoxx 600 (-0,55%), Ibovespa (-0,38%)