Ações na Europa recuam com dados do varejo abaixo do esperado na China

Apesar das vendas no varejo na China terem aumentado 3% em relação ao ano anterior, o crescimento ficou abaixo da expectativa de 5% dos economistas consultados pela Bloomberg News

NO RADAR DOS MERCADOS
16 de Dezembro, 2024 | 06:56 AM

Bloomberg — As ações na Europa operam em queda no início do pregão desta segunda-feira, pressionadas por dados de varejo mais fracos do que o esperado na China, que afetaram o sentimento dos investidores. O Bitcoin alcançou um novo recorde.

O índice Stoxx 600 caiu 0,1%, e caminha para terceira sessão seguida em queda.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, nos EUA, os futuros das ações apresentaram pouca variação. O índice de dólar da Bloomberg interrompeu uma sequência de seis altas, enquanto os títulos do Tesouro dos EUA avançaram.

Embora as vendas no varejo na China tenham aumentado 3% em relação ao ano anterior, o crescimento ficou abaixo da previsão de 5% feita por economistas consultados pela Bloomberg.

Os dados reforçam a decepção dos investidores da semana passada, quando Pequim prometeu impulsionar o consumo, mas não ofereceu detalhes sobre estímulos fiscais.

PUBLICIDADE

Os dados de vendas no varejo “refletem a grave situação no país e como os esforços de estímulo priorizaram a aparência em vez de entregar melhorias econômicas significativas”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos da Saxo Markets, em Cingapura.

“Mesmo para uma recuperação tática, precisamos de mais após uma série de falsos começos e o risco de tarifas à frente.”

Leia mais: Estreia na Bolsa: o plano da Automob para crescer no setor de concessionárias

PUBLICIDADE

Na Alemanha, espera-se que o chanceler Olaf Scholz perca uma votação de confiança nesta segunda-feira, o que desencadearia novas eleições em um momento em que a maior economia da Europa caminha para um declínio.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (16):

- Fed com o pé no freio? Os economistas do Goldman Sachs acreditam que após o corte do Fed na reunião desta semana, a autoridade deverá evitar novos recuos em janeiro. Isso porque o desemprego deve ficar abaixo das projeções, enquanto a inflação permanece acima da meta, explicaram.

PUBLICIDADE

- Fabricante do Ozempic aumenta produção. A Novo Nordisk investiu US$ 1,2 bilhão para construir uma nova fábrica na Dinamarca para atender à demanda por seus medicamentos. A nova instalação de produção será em Odense, a terceira maior cidade da Dinamarca.

- Impeachment na Coreia do Sul. A Corte do país iniciou a revisão do caso de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, enquanto investigadores planejam interrogá-lo nesta semana sobre sua declaração de lei marcial. A primeira audiência sobre o caso será realizada em 27 de dezembro.

Mercados globais 16/12/24
🔘 As bolsas na sexta-feira (12/12): Dow Jones Industrials (-0,20%), S&P 500 (-0,00%), Nasdaq Composite (+0,12%), Stoxx 600 (-0,53%), Ibovespa (-1,10%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.