Ações na Europa e na Ásia recuam em sessão de baixa liquidez antes do fim de ano

Os futuros dos EUA também operam em queda, e ampliaram a queda registrada no pregão sexta-feira em Wall Street

Por

Bloomberg — As ações na Europa operam em queda nesta segunda-feira (30) em pregão de baixa liquidez diante da aproximação do fim de ano.

O índice Stoxx 600 caiu 0,4%, com volumes relativamente baixos devido à temporada de férias. Os futuros dos EUA também recuam, e ampliaram a queda de sexta-feira em Wall Street, marcada por um recuo nas megacaps de tecnologia do grupo “Magnificent Seven”, que impulsionaram o rali deste ano. As ações asiáticas interromperam uma sequência de cinco dias de ganhos.

“Nesses momentos, é melhor ficar parado,” disse Nicolas Domont, gestor de fundos da Optigestion, em Paris. “Os EUA continuam sendo o lugar ideal.”

Os títulos do Tesouro dos EUA subiram, com os rendimentos de 10 anos caindo de níveis próximos aos mais altos desde maio. Os títulos alemães apagaram um avanço anterior após dados mostrarem que a inflação espanhola acelerou mais do que o esperado neste mês, reforçando a expectativa de cortes graduais nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu.

O Bloomberg Dollar Spot Index permaneceu estável após subir mais de 7% em 2024, impulsionado pela expectativa de políticas “America First” do presidente eleito Donald Trump.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (30):

- Starlink chega à Ucrânia. A maior operadora de celular do país, a Kyivstar, assinou um acordo com a Starlink, de Elon Musk, para introduzir serviços baseados em satélite na região devastada pela guerra com a Rússia. A expectativa é que a tecnologia comece a funcionar no quarto trimestre de 2025.

- Investidores de olho em fusão. As ações da Nissan acumulam uma queda de 13% nos últimos dois dias, devido à preocupação de que os termos do acordo planejado com a Honda reduzam a participação dos investidores na proposta de holding conjunta.

- Crise na Coreia do Sul. Investigadores do país solicitaram nesta segunda (30) um mandado de prisão contra o presidente Yoon Suk Yeol, após ele ter negado depor sobre sua declaração de lei marcial. O caos político é agravado pelo acidente de avião da Jeju Air que deixou 179 mortos neste domingo (29).

🔘 As bolsas na sexta-feira (27/12): Dow Jones Industrials (+0,77%), S&P 500 (-1,11%), Nasdaq Composite (-1,49%), Stoxx 600 (+0,67), Ibovespa (-0,67%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.