Ações na Europa e futuros em NY operam em alta com rali do setor de chips

Joachim Klement, chefe de estratégia, economia e ESG da Panmure Liberum, disse à Bloomberg News que “os mercados europeus seguem os EUA nesta segunda e tentam recuperar terreno”

NO RADAR DOS MERCADOS
06 de Janeiro, 2025 | 06:54 AM

Bloomberg — As ações europeias operam em alta nesta segunda-feira (6).

O índice Stoxx 600 avançava 0,2%, impulsionado por ganhos em gigantes do setor de semicondutores, como a ASML Holding, após o anúncio do plano da Microsoft de investir US$ 80 bilhões em data centers.

PUBLICIDADE

O clima refletiu o comércio na Ásia, onde os avanços tecnológicos na Coreia do Sul e em Taiwan compensaram as quedas na China e no Japão.

Os futuros do S&P 500 e Nasdaq 100 também avançaram, e apontam para uma segunda sessão de ganhos após as ações dos EUA encerrarem na sexta-feira sua mais longa sequência de perdas desde abril.

Leia mais: Conheça 10 startups brasileiras para ficar de olho em 2025

PUBLICIDADE

Na Europa, o foco dos investidores se voltará para os dados de inflação da zona do euro e de países membros individuais, previstos para segunda e terça-feira. Embora a meta de 2% esteja à vista, ainda não foi alcançada.

“Os mercados europeus vão seguir os EUA hoje e tentar recuperar terreno”, disse Joachim Klement, chefe de estratégia, economia e ESG da Panmure Liberum. “Em uma semana com poucos dados macroeconômicos, os dados de inflação serão fundamentais. As pressões estão aumentando novamente, o que pode frustrar as expectativas de cortes futuros nas taxas de juros.”

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (6):

PUBLICIDADE

- Fernanda Torres vence o Globo de Ouro. A atriz brasileira levou a estatueta de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5), pela sua atuação em “Ainda Estou aqui”, longa dirigido por Walter Salles. Esta é a primeira vez que uma atriz brasileira vence a premiação.

- Aumenta a aposta para o ouro. Após o metal ter disparado 27% no ano passado, com máximas históricas ao alcançar quase US$ 2.800, os investidores e gestores de fundo seguem otimistas em relação ao ouro. Compras por bancos centrais e flexibilização do Fed ajudam a explicar a alta.

- BOJ de olho em juros. O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse que pretende elevar a taxa de juros do país caso as condições econômicas e de preços continuarem a melhorar. Investidores acreditam que Ueda aumentará as taxas ainda este mês ou em março.

PUBLICIDADE
Mercados globais 06/01/25
🔘 As bolsas na sexta-feira (03/01): Dow Jones Industrials (+0,80%), S&P 500 (+1,26%), Nasdaq Composite (+1,77%), Stoxx 600 (-0,49%), Ibovespa (-1,33%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.