Ações na Europa e futuros em NY operam em alta; bitcoin supera os US$ 101.000

Ações da Glencore sobem 1,8% e os papéis da Rio Tinto Group avançam 1,2% após notícia de que empresas estão em negociações preliminares para uma fusão dos negócios

Por

Bloomberg — As ações europeias operam no campo positivo nesta sexta-feira (17), com uma possibilidade de fusão entre a Glencore e a Rio Tinto, duas grandes mineradores.

O índice Stoxx 600, da Europa, subiu 0,6%, e caminha para sua semana mais forte desde setembro.

As ações da Glencore sobem 1,8% e os papéis da Rio Tinto Group avançam 1,2%, após a notícia de que as empresas realizaram negociações preliminares sobre a combinação de seus negócios, segundo a Bloomberg News.

Os futuros dos EUA operam em alta e indicam que o S&P 500 está preparado para adicionar à sua melhor performance semanal desde as eleições de novembro.

A libra esterlina perdeu força após uma queda inesperada nas vendas no varejo do Reino Unido durante o período crucial de Natal do mês passado, o que tem mostra como os traders têm entendido que a economia britânica em dificuldades.

A moeda caiu até 0,5%, e se aproximou do nível mais fraco desde novembro de 2023. Os rendimentos dos títulos do governo do Reino Unido também recuaram.

Os mercados de ações encerram uma semana movimentada, repleta de dados econômicos importantes e resultados de grandes bancos americanos, de forma amplamente positiva.

Os investidores agora voltam sua atenção para a posse do presidente eleito Donald Trump na segunda-feira e o que seus planos de aumentar tarifas, reduzir impostos e reprimir migrantes indocumentados significarão para os ativos.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de sexta-feira (17):

- Lula regulamenta reforma tributária. O presidente sancionou nesta quinta um Projeto de Lei Complementar (PLC) que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. A nova legislação passará a valer em 2027 e substitui tributos como PIS e Cofins pelo CBS e IBS.

- PIB da China bate meta. A economia do país cresceu 5% no ano passado, segundo dados oficiais. O avanço, porém, foi um dos mais lentos dos últimos anos. Além disso, uma nova rodada de tarifas do governo Trump pode comprometer o crescimento no futuro.

- O avanço da KKR sobre data centers. A gestora americana de ativos está prestes a adquirir uma participação na Gulf Data Hub, uma das maiores companhias de data centers do Oriente Médio. A Blackstone e a Brookfield Asset têm investido na área de infraestrutura de dados nos últimos anos.

🔘 As bolsas ontem (16/01): Dow Jones Industrials (-0,16%), S&P 500 (-0,21%), Nasdaq Composite (-0,89%), Stoxx 600 (+0,98%), Ibovespa (-1,15%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.