Ações na Europa caminham para pior semana desde janeiro com risco político

Futuros do S&P e do Nasdaq operam em queda nesta manhã de sexta-feira após recordes nos últimos dias; iene se enfraquece após BOJ sinalizar redução da compra de títulos

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
14 de Junho, 2024 | 06:57 AM

Bloomberg Línea — As ações europeias caminham nesta sexta-feira (14) para concluir a pior semana desde janeiro, com preocupações crescentes sobre a turbulência política na França.

O Stoxx 600 manteve-se em território de perdas pela manhã, enquanto o índice CAC 40 da França caiu 1%. O euro recuou para o nível mais baixo em relação ao dólar desde abril.

PUBLICIDADE

Os futuros do S&P 500, por sua vez, operam em queda depois depois de alcançarem quatro recordes nesta semana. Um indicador do dólar subiu em relação às principais moedas globais, enquanto os rendimentos do Tesouro pouco mudaram após caírem na sessão anterior.

No Brasil, investidores buscam um novo equilíbrio depois que o mercado reverteu ontem (13) parte do movimento da semana de aversão ao risco, tanto na bolsa como nos juros futuros.

Na Europa, Investidores estão cada vez mais ansiosos após o presidente francês Emmanuel Macron ter anunciado no domingo (9) uma eleição legislativa antecipada, após a derrota de seu partido nas eleições para o Parlamento Europeu para um rival que defende mais gastos públicos.

PUBLICIDADE

A incerteza fez com que o prêmio que a França paga sobre sua dívida em relação à Alemanha disparasse nesta semana, perto do maior movimento desde a crise da dívida europeia em 2011.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- Iene reage ao BOJ. A moeda japonesa voltou a se desvalorizar depois que o banco central informou que vai reduzir as compras de títulos, ainda que sem especificar montantes e prazos.

PUBLICIDADE

- Pressão do G7 sobre Rússia. O comunicado do encontro na Itália das sete maiores economias do Ocidente deve reforçar o compromisso em limitar os ganhos da Rússia em ativos chave como petróleo.

- Da China para a Europa. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que poderá transferir da China para a Europa a produção de alguns modelos da parceira Leapmotor caso as tarifas anunciadas pela União Europeia para carros elétricos do país asiático de fato entrem em vigor.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de sexta-feira, 14 de junho de 2024
🔘 As bolsas ontem (13/06): Dow Jones Industrials (-0,17%), S&P 500 (+0,23%), Nasdaq (+0,33%), Stoxx 600 (-1,31%), Ibovespa (-0,13%)