Bloomberg — As ações europeias operam em forte queda nesta quinta-feira (3) depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas mais altas contra seus parceiros comerciais, incluindo uma taxa de 20% para a União Europeia.
O índice Stoxx Europe 600 caiu 1,4% às 10h54 em Paris, com todas as bolsas regionais operando fortemente no vermelho.
O índice SMI da Suíça teve um desempenho inferior, caindo 1,8%, após os EUA imporem uma taxa de 31% sobre o país. Enquanto isso, o índice OMXC25 da Dinamarca caiu até 3,4% e estava prestes a entrar em um mercado baixista.
“Sem rodeios: a situação não está nada boa, nada boa mesmo”, disse Nicolas Forest, diretor de investimentos da Candriam, que afirmou que sua empresa considera aumentar suas apostas contra ações dos EUA e adotar uma postura mais prudente em relação às ações europeias que vinham superando o mercado.
Os bancos europeus — que lideraram a alta neste ano — estavam entre os mais afetados, com perdas de até 3,8%, enquanto ações do setor industrial, que inclui grandes exportadores para os EUA, também caíram.
Entre os movimentos mais notáveis, as ações da marca esportiva Adidas caíram 9%, enquanto sua rival Puma perdeu 8%.
O subíndice europeu de saúde manteve-se estável, pois as empresas farmacêuticas foram poupadas das tarifas abrangentes.
“Não estamos longe de um cenário de pior caso, muito além do que os investidores haviam projetado”, disse Kevin Thozet, membro do comitê de investimentos da Carmignac, em Paris.
“A questão é quão rápido isso se traduzirá em dados econômicos concretos. No que diz respeito à Europa, isso pode eliminar uma grande parte do crescimento esperado para 2025.”
Veja a seguir outros destaques desta manhã de quinta-feira (3 de abril):
- Siemens aumenta aposta em IA. A empresa concordou em adquirir a Dotmatics por US$ 5,1 bilhões como parte de um esforço para fornecer mais software de inteligência artificial para empresas de ciências da vida. A transação deverá ser concluída no primeiro semestre do ano fiscal de 2026.
- Stellantis de olho em ativos. A fabricante italiana de peças automotivas CLN-Coils Lamiere Nastri está em negociações para vender fábricas no Brasil e na Polônia para a Stellantis como parte de plano para reduzir sua dívida, segundo fontes falaram à Bloomberg News.
- Tarifas sobre montadoras. A Volkswagen planeja adicionar taxas de importação aos preços de etiqueta de seus veículos enviados para os EUA, indicando que as tarifas automotivas de 25% de Donald Trump terão um efeito imediato sobre a maior montadora da Europa.
🔘 As bolsas ontem (02/04): Dow Jones Industrials (+0,56%), S&P 500 (+0,61%), Nasdaq Composite (+0,87%), Stoxx 600 (-0,50%), Ibovespa (+0,03%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.