Ações globais sobem com retomada de big techs e em dia de decisão de juros do Fed

Investidores repercutem a decisão do Banco do Japão de subir a taxa de juros antes da reunião do Fomc mais tarde; no Brasil, dia também é decisivo para a Selic

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
31 de Julho, 2024 | 07:07 AM

Bloomberg Línea — As ações globais avançam nesta quarta-feira (31), dia de decisões de política monetária pelo mundo, impulsionadas por uma série de notícias otimistas que contribuem para uma recuperação no setor de tecnologia.

Os papéis da ASML Holding subiram até 11% depois que a Reuters informou que os Estados Unidos excluirão alguns países das restrições de exportação.

A Advanced Micro Devices, por sua vez, subia antes da abertura dos mercados em Nova York diante de um guidance otimista de receita. Já a Nvidia subia mais de 5% nesta manhã, depois que o Morgan Stanley afirmou que a recente queda abriu uma boa oportunidade de compra.

As ações de tech sofreram nos últimos dias, pressionadas por resultados que não atenderam às expectativas elevadas e diante de preocupações de que o frenesi em torno da inteligência artificial havia se tornado excessivo.

PUBLICIDADE

O dia promete ser agitado nos mercados, com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, esperado para sinalizar um possível corte de taxa para setembro e a divulgação do balanço trimestral da Meta após o fechamento do pregão.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🏦 ‘Super Quarta’. O Banco Central e o Federal Reserve decidem as taxas de juros no Brasil e nos EUA, respectivamente, nesta quarta. A expectativa é de manutenção da taxa Selic em 10,50% ao ano, enquanto o Fed também deve deixar as taxas inalteradas no maior patamar em duas décadas.

🇯🇵 Juros no Japão. O Banco do Japão aumentou sua taxa de juros de referência para cerca de 0,25% e revelou planos para reduzir pela metade as compras de títulos, destacando sua determinação em normalizar a política monetária.

🛢️ Produção da Petrobras. A produção de petróleo e gás natural da Petrobras cresceu 2,4% no segundo trimestre na base anual, para 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (BOE/dia). Quando comparada com o primeiro trimestre de 2024, a produção média caiu 2,8%.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Breakfast 31-7-24
🔘 As bolsas ontem (30/07): Dow Jones Industrials (+0,50%), S&P 500 (-0,50%), Nasdaq Composite (-1,28%), Stoxx 600 (+0,45%), Ibovespa (-0,64%)
Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.