Ações globais se recuperam de queda antes de discurso de Powell em Jackson Hole

Depois de uma sessão de perdas em Nova York e outros mercados na quinta (22), futuros do S&P 500 e índices na Europa operam com ganhos; presidente do Fed fala às 11h de Brasília

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
23 de Agosto, 2024 | 06:57 AM

Bloomberg Línea — As ações operam em alta antes do aguardado discurso de Jerome Powell em Jackson Hole, com traders especulando se o presidente do Federal Reserve dará sinais sobre o tamanho do corte na taxas de juros na reunião de setembro.

Os futuros do S&P 500 subiram 0,4%, e o principal índice de ações da Europa, o Stoxx 600, avançou ligeiramente. O rendimento do Tesouro de 10 anos permaneceu estável em 3,85%, enquanto o dólar recuou. O iene se fortaleceu após comentários hawkish do presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda.

O discurso de Powell, marcado para as 11h no horário de Brasília, tem sido o principal foco dos mercados durante a semana. As ações e os títulos sofreram uma queda na quinta (22), devido à preocupação de que ele possa usar o discurso para esfriar as expectativas do mercado em relação a cortes agressivos.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

- Kamala candidata. A vice-presidente oficialmente aceitou a indicação do Partido Democrata na noite de quinta e, em um discurso de 40 minutos, reforçou o tom de conciliar esperança financeira para as famílias americanas ao mesmo tempo em que defendeu a democracia inclusiva, em contraposição a Donald Trump.

- BC do Japão sinaliza alta. Em seu primeiro discurso desde o dia de forte queda dos mercados, o presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, reiterou ao parlamento do país a perspectiva de que continuar a ajustar o grau de relaxamento monetário para que os preços fiquem dentro das previsões.

- Crise do aço na China. O governo suspendeu temporariamente a aprovação de novas usinas siderúrgicas e disse que vai estabelecer novas regras, no momento em que as exportações de aço atingiram o maior patamar desde 2016 com a dificuldade do mercado doméstico de absorver a produção local.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de sexta-feira, 23 de agosto de 2024
🔘 As bolsas ontem (22/08): Dow Jones Industrials (-0,43%), S&P 500 (-0,89%), Nasdaq Composite (-1,63%), Stoxx 600 (+0,35%), Ibovespa (-0,95%)