Bloomberg Línea — As ações globais operam sem direção única nesta segunda-feira (26), à medida que o aumento das tensões no Oriente Médio pesou sobre o sentimento otimista impulsionado pela perspectiva de cortes nas taxas de juros do Federal Reserve.
O índice Stoxx 600, da Europa, operava estável na abertura, com volumes de negociação abaixo da média, já que os mercados do Reino Unido estavam fechados devido a um feriado.
Já os futuros de ações dos Estados Unidos subiam até 0,2% por volta das 7h (horário de Brasília) após os índices S&P 500 e Nasdaq 100 registrarem ganhos de mais de 1% na sexta-feira (23).
A expectativa de juros mais baixos nos EUA se espalhou pelos mercados financeiros após o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizar na sexta-feira que “chegou a hora” de mudar para uma flexibilização monetária.
No entanto, a preocupação de um conflito crescente no Oriente Médio provocou uma busca por ativos considerados “porto seguro” nesta segunda-feira, após um ataque israelense a alvos do Hezbollah no sul do Líbano. O petróleo bruto chegou a subir mais de 1%.
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
📈 Cripto. O bitcoin atingiu os US$ 65.000 pela primeira vez em cerca de três semanas, impulsionado pela crescente demanda por ETFs de cripto nos EUA, em meio a sinais de que o Federal Reserve cortará os juros.
🇺🇸 Jerome Powell Embora o presidente do Fed não tenha sinalizado o tamanho dos cortes, suas palavras foram suficientes para contribuir para o ganho de ativos de risco e levar traders a aumentarem as apostas em um corte de meio ponto percentual nas taxas em setembro.
📲 Telegram. O bilionário CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso em um aeroporto na noite de sábado nos arredores de Paris e colocado sob custódia por supostos delitos relacionados ao app de mensagens, segundo a AFP. Ele foi acusado de não mitigar o uso indevido de sua plataforma para atividades criminosas.
(Com informações de Bloomberg News)