Bloomberg — As ações globais operam em queda nesta segunda-feira (27) devido à preocupação de que um modelo de inteligência artificial mais barato da China ameace a dominância da tecnologia dos EUA.
Os papéis da Nvidia recuaram 11% nas negociações pré-mercado nos EUA, o que a colocaria para a maior queda recorde em termos de capitalização de mercado, caso o movimento se mantenha. Os futuros do S&P 500 caíram 2,1% e o bitcoin caiu abaixo do patamar de US$ 100.000.
O modelo de inteligência artificial mais recente da DeepSeek surge no momento em que quatro das chamadas “Sete Magníficas” do setor de tecnologia — Apple, Microsoft, Meta Platforms e Tesla — divulgarão seus resultados ainda nesta semana.
O assistente de IA da startup chinesa DeepSeek, que leva o nome da empresa, disparou para o topo do ranking de downloads do iPhone da Apple, o que levantou dúvidas no Vale do Silício sobre a força da liderança dos EUA em inteligência artificial.
Os investidores estão atentos a como essas empresas defenderão seus gastos com IA. A DeepSeek é vista por alguns como uma alternativa econômica, operando com chips menos avançados, o que representa um desafio para líderes da indústria dos EUA, como a Nvidia, e suas altíssimas avaliações.
“Embora ainda seja necessário verificar se a DeepSeek será uma alternativa viável e mais barata no longo prazo, as preocupações iniciais estão focadas em saber se o poder de precificação das gigantes de tecnologia dos EUA está sendo ameaçado”, disse Jun Rong Yeap, estrategista de mercado da IG Asia à Bloomberg News.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (27):
- Mudanças no JPMorgan. A divisão do banco no Japão nomeou Kaguya Komatsu como presidente, a primeira mulher a ocupar o cargo. Komatsu, que era diretora-gerente, assumirá a presidência a partir de 1º de março. O atual presidente, Shoichi Okoshi, passará a liderar o conselho.
- O plano da Nissan. A montadora planeja recuperar seus negócios em dificuldades sem fechar fábricas, segundo fontes familiarizadas com o assunto, enquanto busca otimizar suas finanças antes de uma fusão com a Honda. Os turnos de trabalho dos funcionários também podem ser reduzidos.
- Bitcoin em correção. A moeda digital caiu até 6,5% nesta manhã, a US$ 98.000, à medida que os traders realizaram lucros poucos dias após a ordem executiva do presidente Donald Trump identificar a indústria de ativos digitais como um motor crucial para a inovação nos EUA.
🔘 As bolsas na sexta-feira (24/01): Dow Jones Industrials (-0,32%), S&P 500 (-0,29%), Nasdaq Composite (-0,50%), Stoxx 600 (-0,05%), Ibovespa (-0,03%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.