Bloomberg — As ações europeias e os futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (20) com a expectativa de que Donald Trump tome novas medidas logo após a sua posse. O bitcoin disparou para um recorde histórico.
Espera-se que Trump assine uma série de ordens executivas em seu primeiro dia no cargo, incluindo decretos sobre imigração, tarifas e energia, como parte de um esforço abrangente para implementar rapidamente sua agenda política ao assumir a presidência.
Embora muitos investidores acreditem que essas intervenções serão favoráveis aos negócios, elas também introduzirão um elemento de imprevisibilidade.
“Uma coisa é 100% certa: Trump quer manter os mercados de ações dos EUA em bom humor”, disse Dana Malas, estrategista do SEB. “Haverá uma política fortemente focada no crescimento e nos negócios (para os EUA), com elementos inflacionários, e espere mudanças abruptas sob o lema de que acordos existem para serem rompidos.”
Mesmo antes de assumir o cargo, Trump já influencia os mercados. Sua conversa com o líder da China, Xi Jinping — que ele descreveu como “muito boa” — impulsionou as ações asiáticas na segunda-feira. E o bitcoin subiu até 5,5% depois que o presidente eleito e sua esposa lançaram suas próprias memecoins no fim de semana.
Na Europa, o índice Stoxx Europe 600, adicionou cerca de 0,1% na abertura, liderado por ações de tecnologia.
Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 registraram ganhos modestos, com Wall Street fechada na segunda-feira devido a um feriado. Um indicador do dólar caiu pela primeira vez em três dias, embora permaneça próximo ao maior nível em 13 meses alcançado no início deste mês.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (20):
- Advent de olho na Ginko. A empresa de investimentos em private equity Advent está prestes a adquirir as operações na China da fabricante de lentes de contato apoiada pela EQT AB. O acordo deve avaliar os negócios da Ginko na China em mais de US$ 1,1 bilhão, segundo a Bloomberg News.
- O novo ‘memecoin’ de Trump. O presidente republicano e sua esposa Melania lançaram neste domingo o memecoin $TRUMP, logo antes de sua posse que acontece nesta segunda. O anúncio levou a críticas de executivos do setor cripto. O valor de mercado da moeda atingiu US$ 15 bilhões.
- TikTok volta a funcionar parcialmente. A rede social restaurou parte dos serviços nos EUA depois que Donald Trump se comprometeu a estender o seu prazo de venda. O presidente republicano propôs uma joint venture na qual os proprietários americanos comprariam 50% da empresa.
🔘 As bolsas na sexta (17/01): Dow Jones Industrials (+0,78%), S&P 500 (+1,00%), Nasdaq Composite (+1,51%), Stoxx 600 (+0,69%), Ibovespa (+0,92%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.