Bloomberg — O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, buscou apoio para seu plano de encerrar a guerra com a Rússia durante reuniões com três países da América Latina, em uma tentativa renovada de conquistar o chamado Sul Global.
O presidente ucraniano convidou Paraguai e Equador a participarem da quarta reunião de assessores de segurança nacional em janeiro para implementar um plano de paz, com 10 pontos focados na retirada total das tropas do Kremlin, agora no mês 22 de sua invasão ao país.
Em encontros com Luis Lacalle Pou do Uruguai, Santiago Peña do Paraguai e Daniel Noboa do Equador, Zelenskiy expressou o desejo de que o maior número possível de países latino-americanos se junte à iniciativa.
“O apoio e uma voz forte da América Latina ao lado do povo ucraniano em nossa luta pela liberdade e democracia são muito importantes para nós”, disse Zelenskiy a Noboa.
A Ucrânia está enfrentando uma batalha intensa em seu território contra a Rússia em suas regiões orientais, ao mesmo tempo em que lida com escassez de tropas e incertezas em relação à ajuda militar dos Estados Unidos e de outros países em 2024.
Zelenskiy, que viajou de Kiev a Buenos Aires para a posse de Javier Milei como presidente da Argentina, está empenhado em esforços diplomáticos para obter aliados em todo o mundo, incluindo África e América do Sul.
Com os três líderes, ele discutiu a possibilidade de uma cúpula especial entre Ucrânia e América Latina e abordou projetos de cooperação bilateral, especialmente no âmbito comercial.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Planejando viajar? Veja estas dicas para não passar apuros e aproveitar o fim de ano
Presidente ucraniano convidou Paraguai e Equador a participarem de reunião em janeiro sobre segurança nacional, quando Ucrânia pretende montar plano de paz e oferecer à Rússia
© 2023 Bloomberg LP