Zelenskiy diz que renunciaria ao cargo em troca da paz na Ucrânia e adesão à Otan

Comentários foram feitos depois que Donald Trump descreveu o presidente da Ucrânia como um ‘ditador’, pedindo que o país realizasse eleições

Volodymyr Zelenskiy
Por Volodymyr Verbianyi - Aliaks - r Kudrytski
23 de Fevereiro, 2025 | 02:59 PM

Bloomberg — O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que estaria pronto para renunciar ao cargo se isso garantisse a paz em seu país devastado pela guerra.

Em uma entrevista coletiva em Kiev neste domingo (23), Zelenskiy disse que trocaria de bom grado sua presidência pela adesão da Ucrânia à Otan, se tal oferta fosse feita.

PUBLICIDADE

O presidente ucraniano disse que estava claro que ele “não estará no poder por décadas”. Ele falou um dia antes de a invasão em grande escala da Rússia em seu país completar três anos.

Os comentários foram feitos depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu Zelenskiy como um “ditador”, pedindo que a Ucrânia realizasse eleições, à medida que os laços entre Kiev e seu principal apoiador estrangeiro se deterioram.

A Rússia há muito tempo exige que a Ucrânia realize uma votação presidencial como parte de um acordo de paz, embora a legislação ucraniana proíba o país de realizar eleições sob lei marcial.

PUBLICIDADE

-- Com a colaboração de Olesia Safronova.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

UE prevê impacto de € 28 bi nas exportações com tarifas de aço e alumínio de Trump

Citi menciona pressão de Trump e elimina metas de diversidade e inclusão

Vaticano diz que o Papa teve ‘noite tranquila’ após crise respiratória