Bloomberg — O presidente da China, Xi Jinping, disse que a China está disposta a trabalhar com o mundo em inovação tecnológica e desafios globais, incluindo prevenção de pandemias durante uma reunião com o bilionário americano Bill Gates.
“Você é o primeiro amigo americano que encontrei em Pequim neste ano”, disse Xi ao co-fundador da Microsoft (MSFT) na sexta-feira (16), de acordo com a emissora estatal China Central Television.
“Eu sempre disse que a base dos laços China-EUA está entre as pessoas”, acrescentou o líder chinês. “Sempre depositamos nossas esperanças no povo americano e esperamos que os dois povos possam continuar sendo amigáveis.”
O principal diplomata da China, Wang Yi, e o secretário de Relações Exteriores, Qin Gang, participaram da reunião.
O governo da China e suas principais empresas na área de tecnologia enfrentam um cerco crescente de países do Ocidente liderados pelos EUA, que buscam coibir o uso de equipamentos em seus sistemas sob receio de alegado risco de espionagem, o que Pequim nega que aconteça.
A reunião de Xi com Gates aumenta as expectativas de que o líder chinês se encontre com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que deve visitar Pequim em uma viagem de dois dias a partir de domingo (18).
Essa visita remarcada visa restabelecer os laços entre as maiores economias do mundo, depois que uma briga sobre um suposto balão espião chinês descarrilou as relações do alto escalão no início deste ano.
Anteriormente, a Fundação Bill & Melinda Gates e o governo da cidade de Pequim concordaram em doar US$ 50 milhões cada para combater doenças infecciosas como a malária. O dinheiro irá para o Global Health Drug Discovery Institute, de acordo com um comunicado da Fundação Gates.
O instituto é uma organização sem fins lucrativos criada em 2016 pela Fundação Gates, o governo municipal de Pequim e a Universidade de Tsinghua.
Em um discurso na quinta-feira (15) no instituto, Gates parabenizou a China por eliminar a malária dentro de suas fronteiras. Ele também elogiou os cientistas chineses por trabalharem para combater a doença em todo o mundo, segundo a Fundação Gates.
Gates também se encontrou com o prefeito de Pequim, Yin Yong, na quinta, de acordo com o Beijing Daily. Yin creditou ao instituto a realização de “avanços” nos últimos anos e prometeu apoio contínuo.
Em um tuíte na quarta (14) anunciando sua chegada a Pequim, Gates disse que estava “animado para visitar parceiros que trabalham em saúde global e desafios de desenvolvimento” com a Fundação Gates.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Guerra comercial tech: Japão se junta a EUA e restringe venda de chips à China
Bill Gates promete doar US$ 1,2 bilhão para combater a paralisia infantil