Trump reitera que tarifas contra produtos farmacêuticos virão ‘muito em breve’

A falta de informações sobre o local de fabricação dos componentes dos medicamentos torna desafiadora qualquer avaliação do impacto das possíveis tarifas, disseram analistas à Bloomberg Intelligence

Píldoras
Por Jennifer A. Dlouhy - Josh Wingrove
09 de Abril, 2025 | 08:02 AM

Bloomberg — O presidente Donald Trump disse que suas tarifas há muito prometidas sobre medicamentos serão lançadas em breve, o mais recente sinal de que ele planeja avançar com mais tarifas setoriais, apesar da queda de mercado de seus impostos globais.

"Vamos anunciar muito em breve uma grande tarifa sobre os produtos farmacêuticos", disse Trump na terça-feira em uma festa de gala para arrecadação de fundos para os republicanos da Câmara, sem fornecer detalhes sobre o imposto planejado.

PUBLICIDADE

"Quando fizermos isso, eles voltarão correndo para o nosso país, porque somos o grande mercado", disse Trump. "A vantagem que temos sobre todos é que somos o grande mercado."

Trump há muito tempo lamenta a falta de produção farmacêutica doméstica e prometeu repetidamente tarifas para trazer mais capacidade para o país.

Leia também: Por que o silêncio do Brasil é a melhor estratégia na guerra comercial de Trump

PUBLICIDADE

Um índice de empresas europeias de saúde caiu para o nível mais baixo em dois anos e meio na quarta-feira, com as ações da AstraZeneca, Novo Nordisk e Roche Holding caindo cerca de 7% antes de reduzir as perdas.

A falta de informações sobre o local de fabricação dos componentes dos medicamentos torna desafiadora qualquer avaliação do impacto das possíveis tarifas, disseram os analistas John Murphy e Sam Fazeli, da Bloomberg Intelligence, em uma nota.

Mas as empresas com as margens brutas mais baixas poderiam enfrentar o maior impacto adverso sobre os lucros, disseram eles, apontando para a Bristol-Myers Squibb Co.

PUBLICIDADE

A administração de Trump sinalizou que usará os chamados poderes da seção 232 para decretar os impostos, embora não tenha iniciado a investigação pré-requisito.

“Em algum momento, em um futuro não muito distante, anunciaremos os produtos farmacêuticos”, disse Trump em 24 de março.

"Não fabricamos mais produtos farmacêuticos e, se tivermos problemas como guerras ou qualquer outra coisa, precisamos de aço, precisamos de produtos farmacêuticos."

PUBLICIDADE

Leia também: Musk chama Peter Navarro de ‘burro’ e expõe divisão no governo Trump sobre tarifas

Trump já aplicou tarifas setoriais de 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis, ao mesmo tempo em que iniciou o processo para aplicá-las também sobre o cobre.

Além dos produtos farmacêuticos, seu governo prometeu, separadamente, impor tarifas setoriais adicionais, inclusive sobre madeira serrada e chips semicondutores, embora o prazo e os detalhes não estejam claros.

As tarifas "recíprocas" abrangentes de Trump, anunciadas na semana passada, que retiraram trilhões de dólares em valor dos mercados americanos, isentaram setores que já têm, ou poderão ter em breve, seus próprios impostos.

--Com a ajuda de Sonja Wind e Hadriana Lowenkron.

Veja mais em bloomberg.com