Bloomberg — O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos foi hackeado por um agente apoiado pelo Estado chinês por meio de um provedor de serviços de software terceirizado, informou a agência em uma carta ao Congresso nesta segunda-feira (30).
“Em 8 de dezembro de 2024, o Tesouro foi notificado por um provedor de serviços de software terceirizado, a BeyondTrust, de que um agente de ameaças havia obtido acesso a uma chave usada pelo fornecedor para proteger um serviço baseado em nuvem usado para fornecer suporte técnico remotamente para usuários finais dos Escritórios do Departamento do Tesouro”, de acordo com a carta vista pela Bloomberg News. “Com base nos indicadores disponíveis, o incidente foi atribuído a um agente de Ameaça Persistente Avançada (APT) patrocinado pelo Estado chinês”.
Leia também: Putin entrega o controle de joint venture da AB InBev a uma empresa local
O hacker conseguiu acessar remotamente certas estações de trabalho do Tesouro e "certos documentos não classificados mantidos por esses usuários", disse o departamento na carta aos senadores Sherrod Brown e Tim Scott.
"O serviço comprometido da BeyondTrust foi retirado do ar e não há evidências que indiquem que o agente da ameaça tenha continuado a acessar os sistemas ou informações do Tesouro", disse um porta-voz do Tesouro.
A BeyondTrust não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Starlink fecha acordo para fornecer serviço de telefonia móvel via satélite à Ucrânia
Tribunal nega pedido de Trump para novo julgamento em caso de abuso sexual