Rei Charles III é diagnosticado com câncer e receberá tratamento

Descoberta aconteceu durante tratamento recente para aumento benigno de próstata, mas o Palácio de Buckingham disse que não se trata de tumor no órgão

King Charles III arrives by car at the Elysee Palace during a royal state visit in central Paris, France, on Thursday, Sept. 21, 2023.
Por Kitty Donaldson
05 de Fevereiro, 2024 | 04:31 PM

Bloomberg — O rei Charles III foi diagnosticado com câncer, disse o Palácio de Buckingham, e o monarca de 75 anos agora receberá tratamento. Nesse período, não cumprirá com deveres públicos. O palácio não especificou o tipo de câncer encontrado, mas descartou que a doença seja na próstata.

O rei foi recentemente tratado por um aumento benigno da próstata, e foi durante esse tratamento que a condição foi descoberta, disse o comunicado.

PUBLICIDADE

“O Rei está grato à sua equipe médica por sua intervenção rápida, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar”, disse o Palácio de Buckingham. “Ele permanece totalmente otimista sobre seu tratamento e aguarda ansiosamente o retorno ao pleno dever público o mais rápido possível.”

Embora pause seus compromissos públicos, o rei continuará em seu papel constitucional como chefe de estado e comandante chefe das forças armadas. Ele foi visto pela última vez em público fora de um serviço religioso no domingo (4) em Sandringham, em Norfolk, onde tem uma de suas residências.

O príncipe Harry conversou com o rei sobre o diagnóstico e viajará para o Reino Unido vindo da Califórnia para ver seu pai nos próximos dias, relatou a agência PA, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.

PUBLICIDADE

Na Câmara dos Comuns, o presidente Lindsay Hoyle interrompeu a audiência para desejar ao monarca uma recuperação completa. “Eu sei que todo o país estará desejando o melhor para ele”, disse o primeiro-ministro Rishi Sunak no X, anteriormente conhecido como Twitter.

O Rei Charles III foi coroado em maio passado. Ele havia sido o próximo na linha de sucessão ao trono por mais de 70 anos, período de reinado de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro de 2022.

Ele passou por um procedimento de próstata em um hospital privado de Londres há mais de uma semana, optando por informar o público com o objetivo de incentivar os homens a fazerem exames de próstata, de acordo com seu escritório.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

A fortuna de 500 milhões de libras deixada pela Rainha Elizabeth II