Bloomberg Línea — A primeira mulher a aparecer na lista dos bilionários da Bloomberg, na 13ª posição, tem uma fortuna estimada em US$ 82,8 bilhões até 28 de setembro de 2023 e é também considerada a mulher mais rica do mundo.
Aos 70 anos, Françoise Bettencourt Meyers, herdeira do império da L’Oreal, é a detentora deste título.
A bilionária é neta do fundador da L’Oréal, Eugène Schueller, e também atua como vice-presidente do conselho da empresa.
Seus filhos, Jean-Victor Meyers e Nicolas Meyers, também são diretores. Bettencourt Meyers e sua família são os maiores acionistas únicos, detendo quase 35% das ações da empresa.
Atualmente, Bettencourt Meyers também é presidente da empresa que controla a participação da família, cargo que assumiu em 2017, após a morte de sua mãe, Liliane Bettencourt, aos 94 anos.
A divisão de luxo da L’Oréal vende marcas como Lancôme, perfumes Yves Saint Laurent, Helena Rubenstein e em breve sabonetes Aesop, após fechar um acordo de US$ 2,53 bilhões em abril deste ano para adquirir a empresa australiana.
A bilionária também faz parte de um grupo seleto de titãs do luxo franceses, cujas empresas têm se beneficiado da demanda por maquiagem, roupas e joias de alta qualidade.
O grupo extremamente rico também inclui Bernard Arnault, o segundo homem mais rico do mundo e fundador do império da moda LVMH, bem como seu rival François Pinault, que iniciou a Kering, proprietária de marcas como Gucci e Balenciaga.
Os irmãos Wertheimer, proprietários da Chanel, e a família por trás da fabricante de artigos de couro Hermes International também fazem parte desse seleto círculo.
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também:
Objetivo agora é recuperar ativos que Credit Suisse perdeu, diz CEO do UBS
Por que a economia brasileira surpreendeu? Veja 7 visões sobre a alta do PIB
‘É questão de tempo termos o tamanho do Itaú’, diz Marcelo Kalim, CEO do C6