Powell pede paciência diante da falta de progresso com a inflação nos EUA

Em falas nesta terça-feira (14), o presidente do Federal Reserve descreveu a atual política monetária dos EUA como restritiva

Por

Bloomberg — O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o banco central americano precisa ser paciente e deixar que os juros altos continuem a surtir efeito, dada a falta de progresso com a inflação nos últimos meses.

Powell disse que espera que a inflação mensal caia, mas os dados do primeiro trimestre diminuíram sua confiança. Ele descreveu a atual política monetária como restritiva.

“O primeiro trimestre nos Estados Unidos foi notável pela falta de progressos adicionais com a inflação”, disse Powell nesta terça-feira (14) durante um evento organizado pela Associação de Banqueiros Estrangeiros em Amesterdã.

“Não esperávamos que fosse uma trajetória tranquila, mas [os dados] foram mais altos do que acho que qualquer um esperava.”

“O que isso nos diz é que precisaremos ser pacientes e deixar que a política restritiva faça o seu trabalho”, acrescentou.

Os dirigentes do Fed, incluindo Powell , expressaram decepção com a falta de progresso com a inflação no primeiro trimestre. Este mês, eles mantiveram a taxa de referência inalterada no nível mais alto dos últimos 23 anos, e Powell disse estar preparado para manter esse nível “durante o tempo que for apropriado”.

Veja mais em bloomberg.com