Pior ar do mundo: poluição leva quase metade de Nova Delhi ao médico

Degradação ambiental representa um risco para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, que busca expandir a economia na nação mais populosa do mundo

A exposição prolongada a toxinas transportadas pelo ar contribui para um número estimado de um milhão de mortes por ano no país
Por Satviki Sanjay
11 de Novembro, 2024 | 11:42 AM

Bloomberg — Quase metade das famílias de Nova Delhi e arredores procurou ajuda médica para tratar de doenças respiratórias relacionadas à poluição severa que assola a capital da Índia, de acordo com uma nova pesquisa.

Cerca de 81% dos que responderam a um questionário da empresa de pesquisas LocalCircles informaram que um ou mais membros da família estão sofrendo de uma doença relacionada à exposição ao ar tóxico. Quatro em cada dez famílias consultaram um médico e, nos casos mais graves, foram direto para o hospital.

Em resposta a uma pergunta separada, metade dos participantes disse que, nas últimas três semanas, comprou medicamentos ou dispositivos, incluindo xarope para tosse, inaladores e, em alguns casos, antibióticos.

Leia também: Índia avalia destinar volume maior de açúcar à produção de etanol, dizem fontes

PUBLICIDADE

Degradação ambiental e economia

Os resultados da pesquisa ressaltam os riscos que a degradação ambiental representa para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, que busca expandir a economia na nação mais populosa do mundo.

A exposição prolongada a toxinas transportadas pelo ar, que as autoridades historicamente não conseguiram resolver, contribui para um número estimado de um milhão de mortes por ano no país.

Leia também: Índia oferece alternativas de investimento para a Rússia por rúpias acumuladas

“Trata-se de uma preocupação de saúde pública, e vamos encaminhar essa pesquisa ao governo hoje”, disse o fundador do LocalCircles, Sachin Taparia, acrescentando que entrará em contato com as autoridades nacionais e locais.

Um porta-voz do Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família não estava disponível para comentar o assunto.

A pesquisa da LocalCircles, que alcançou cerca de 11 mil entrevistados para cada uma das duas perguntas, fornece um raro retrato dos impactos imediatos sobre a saúde da má qualidade do ar da capital.

Leia também: A batalha da Índia para manter subsídios à pesca que nações ricas querem limitar

PUBLICIDADE

Délhi continua sendo uma das cidades mais poluídas do planeta durante todo o ano, mas a situação piora durante os meses mais frios.

Este ano, os níveis de poluição na capital caíram para a categoria “muito insalubre” ou “perigosa” por 25 dias somente no último mês, de acordo com o monitor suíço IQAir.

--Com a colaboração de Swati Gupta.

Veja mais em Bloomberg.com