PIB dos EUA tem crescimento mais lento no primeiro trimestre, indica revisão

Produto Interno Bruto avançou 1,3% no primeiro trimestre em termos anualizados, de acordo com a segunda leitura revisada; estimativa anterior indicava expansão de 1,6%

Shoppers cross 5th Avenue and West 42nd Street, near the Bryant Park Winter Village Holiday Market in New York
Por Matthew Boesler
30 de Maio, 2024 | 10:19 AM

Bloomberg — A economia dos Estados Unidos cresceu em um ritmo mais lento no primeiro trimestre do que o inicialmente relatado, refletindo um consumo mais fraco do que o esperado.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,3% em termos anualizados nos primeiros três meses do ano, abaixo da estimativa anterior de 1,6%, mostraram os dados do Bureau of Economic Analysis publicados nesta quinta-feira (30).

O principal motor de crescimento da economia — o consumo pessoal — avançou 2,0%, em comparação com a estimativa anterior de 2,5%.

Os números destacam uma perda de impulso no início de 2024 após surpresas positivas contínuas em 2023.

PUBLICIDADE

Leia também: Onda do crédito privado: Goldman faz sua maior captação com US$ 21 bi para novo fundo

A alta taxa de juros, a diminuição da poupança acumulada durante a pandemia e o crescimento mais lento da renda são alguns dos principais fatores que pesam sobre os lares e empresas do país.

O consumo foi revisado para baixo, com os gastos mais fracos com bens — especialmente carros — do que o anteriormente registrado.

As exportações e os gastos do governo diminuíram, enquanto o investimento residencial e as importações aumentaram em comparação com a primeira estimativa.

No que diz respeito à inflação, a métrica preferida do Federal Reserve — o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) — subiu a uma taxa anualizada de 3,3% no primeiro trimestre, ligeiramente abaixo da projeção inicial. Excluindo alimentos e energia, o núcleo do PCE núcleo subiu 3,6%, ante 3,7% na estimativa anterior.

Veja mais em Bloomberg.com