Bloomberg — O Papa Francisco está em estado crítico após sofrer uma prolongada crise respiratória asmática na manhã deste sábado (22).
O pontífice precisou de altos fluxos de oxigênio e também recebeu uma transfusão de sangue depois que os testes mostraram condições associadas à anemia, disse o Vaticano em um comunicado no final do sábado. Ele não está fora de perigo.
Embora Francisco estivesse sentindo mais dor do que no dia anterior, ele permanece alerta e passou o dia em sua poltrona, de acordo com a declaração. No momento, o prognóstico é "reservado", acrescentou.
A declaração sinalizou um aparente retrocesso na batalha de uma semana do pontífice de 88 anos contra a pneumonia.
Os médicos disseram na sexta-feira que a condição do papa não representa uma ameaça imediata à sua vida, embora ele continue em risco, acrescentando que ele permanecerá hospitalizado por pelo menos mais uma semana.
Francisco foi hospitalizado após o que os médicos chamaram de um problema de saúde cada vez mais complexo. O Vaticano disse que ele estava sofrendo de pneumonia em ambos os pulmões e que a equipe médica havia alterado seu regime de medicamentos para combater a infecção.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Francisco tem sido o líder espiritual dos católicos romanos do mundo desde 2013. Ele é o primeiro papa das Américas e o primeiro pontífice não europeu desde o século VIII.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Financiamento imobiliário retorna com força na Argentina após reformas de Milei