Bloomberg — Nos Estados Unidos, a votação para presidente não acontece em um único dia, como no Brasil. E os dados preliminares apontam para um momentum que favorece Donald Trump.
Até a sexta-feira (25), eleitores republicanos compareceram para votar mais cedo do que os democratas em três dos principais estados decisivos, o que deu ao partido um sinal de otimismo a dez dias das eleições.
Mais republicanos votaram no Arizona, em Nevada e na Carolina do Norte do que democratas, de acordo com dados estaduais disponíveis publicamente e compilados pela Bloomberg News.
Leia mais: De Wall St a energia limpa: o que está em jogo nas eleições dos EUA para 5 setores
Pesquisas recentes mostraram uma disputa muito apertada entre a candidata democrata, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump, que está no topo da chapa republicana.
Embora os dados sobre a votação antecipada sejam limitados em termos de previsão do resultado, eles são úteis para os partidos à medida que intensificam os esforços de obtenção de votos antes da eleição de 5 de novembro.
Trump, que afirmou falsamente que a eleição de 2020 foi fraudulenta, também critica com frequência a votação antecipada e pelo correio.
No entanto, nos últimos quatro anos, o Partido Republicano intensificou os esforços para dissipar quaisquer preocupações sobre a prática, a fim de diminuir a diferença entre os eleitores democratas.
“Votar cedo, eu acho, seria bom. Mas as pessoas têm sentimentos diferentes em relação a isso”, disse Trump durante uma entrevista à Fox News na última quarta-feira (23).
Leia mais: Beyoncé anuncia esperado apoio a Kamala Harris a poucos dias da eleição
O republicano também disse que estava “confuso” em relação ao voto antecipado. “Mas o principal é que as pessoas têm que sair, tem que votar. E eu vou votar cedo.”
Cerca de 30 milhões de pessoas votaram em todo o país até quinta-feira (24), de acordo com a análise do Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida. Ns Geórgia e na Carolina do Norte, recordes de votação antecipada foram batidos.
Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, Arizona e Nevada completam os estados decisivos que, segundo se espera, determinarão a eleição. São os chamados swing states, cujos eleitores ora favorecem democratas, ora republicanos, o que torna cada eleição imprevisível.
Ainda não está claro se o aumento dos republicanos na votação antecipada se traduzirá em mais votos para Trump e outros candidatos republicanos, disse Charles Stewart III, especialista em eleições do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Para Stewart, isso pode significar simplesmente que as pessoas que costumavam votar no dia da eleição estão comparecendo mais cedo do que o normal.
Stewart disse que o “principal efeito” da votação antecipada “é proporcionar conveniência às pessoas que teriam votado de outra forma”.
A campanha de Harris acredita que os números da votação antecipada para os republicanos mostram que os atuais apoiadores de Trump estão simplesmente votando antes do dia da eleição, e não acha que isso indique que ele atraiu novos eleitores, disse, sob condição de anonimato, um funcionário.
Confira a seguir um resumo de como estava a votação nos estados decisivos que informaram a filiação partidária dos primeiros eleitores:
Arizona
Os republicanos adotaram a votação antecipada apesar de anos de dúvidas sobre a integridade da eleição do Arizona, em 2020.
Na zona rural do condado de Cochise, Judy Smith Kennedy, chefe do partido republicano, disse que assegura aos eleitores preocupados que as câmeras de segurança monitoram as urnas de votação.
“Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que teremos uma eleição justa e imparcial”, disse Kennedy.
Os dados mostram um declínio nos primeiros eleitores democratas em relação a 2020, uma tendência preocupante para Sam Almy, que monitora as cédulas do Arizona para a Uplift, uma empresa da campanha de Kamala Harris.
No final de outubro de 2020, os democratas lideraram os republicanos na votação antecipada em cerca de 120 mil cédulas.
A esperança para os democratas, acrescentou Almy, é que “2020 pode ser uma anomalia, e estamos apenas voltando aos nossos padrões de votação anteriores”.
Nevada
Os eleitores republicanos de Nevada representavam 40% dos votos antecipados, de acordo com uma contagem de votos divulgada pelo gabinete do Secretário de Estado na quarta-feira (23). Em 2016 e 2020, o ex-presidente Trump perdeu nesse estado.
Apesar da aparente vantagem dos republicanos, os democratas estão se mobilizando. Ted Pappageorge, secretário-tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Culinários de Nevada, disse: “Dizemos todos os dias: Hoje é o dia da eleição. E é, porque quando as cédulas chegam, todo dia é dia de eleição”.
Pappageorgele disse na terça-feira (22), durante uma entrevista, depois de reunir uma equipe de mais de cem membros do sindicato, que se preparavam para fazer campanha de porta em porta nos bairros ao redor de Las Vegas em nome de Harris e outros democratas.
Carolina do Norte
Os dados do Conselho Eleitoral do Estado da Carolina do Norte mostram uma ligeira vantagem para os republicanos que votaram antecipadamente entre as 2 milhões de cédulas emitidas até o meio-dia de quinta-feira (24), embora a enorme parcela de eleitores não filiados no estado torne difícil tirar conclusões mais definitivas.
O comparecimento entre os baby boomers, uma geração de americanos que normalmente tem tendência republicana, sugere que o partido republicano tem uma boa posição, disse Michael Bitzer, professor de ciências políticas do Catawba College, que analisou os dados até terça-feira (22).
Os eleitores de 60 a 79 anos responderam por 46% das cédulas antecipadas, disse Bitzer, mas eles representam menos de um terço do eleitorado do estado. Enquanto isso, o desempenho dos jovens eleitores está abaixo do esperado.
Leia mais: Menos pequenos doadores, mais bilionários: a mudança no financiamento a Trump
Os democratas precisam começar a pensar: "O que eles precisam fazer para tornar a eleição mais equilibrada?", disse ele.
Segundo ele, os brancos, as mulheres e os moradores dos subúrbios também votaram antecipadamente em grande número.
Pensilvânia
O único estado decisivo em que os democratas têm uma grande vantagem na votação antecipada é a Pensilvânia, onde os democratas que já votaram representaram 60% das 1,2 milhão de cédulas.
Mas isso não significa necessariamente que Harris tenha uma vantagem, disse Michael McDonald, especialista em votação antecipada da Universidade da Flórida.
Isso porque o estado de Keystone não tem votação antecipada expansiva e, em geral, os apoiadores de Trump não votaram pelo correio, disse ele. Isso sugere que os republicanos poderão comparecer em peso no dia 5 de novembro.
Até a manhã de quinta-feira, havia 1,9 milhão de pedidos de cédulas pelo correio ou de ausentes, em comparação com o total de 2,7 milhões de votos na eleição geral de 2020, mostram os dados estaduais.
Geórgia, Michigan e Wisconsin
Michigan e Wisconsin não fornecem afiliação partidária para votação antecipada. Dados sobre a Geórgia não estavam imediatamente disponíveis, embora sua contagem de votos antecipados esteja superando os recordes dos ciclos eleitorais anteriores, de acordo com o gabinete do Secretário de Estado.
Os eleitores de Michigan também batem recordes de votação antecipada, com mais de 1,3 milhão de cédulas, o equivalente a cerca de 16% do eleitorado. Nem todas as partes de Michigan já começaram a votar, pois o estado não exige que a votação antecipada esteja disponível até 26 de outubro.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.