O ‘oásis urbano’ que bilionários de tech querem construir no norte da Califórnia

Chamado de ‘California Forever’, projeto conta com Mike Moritz, Marc Andreessen e John Doerr entre apoiadores que compraram terras no condado de Solano

Em uma vista aérea, moinhos são vistos perto de terrenos que foram recentemente adquiridos em 29 de agosto de 2023, perto de Rio Vista, Califórnia. Foto: Justin Sullivan/Getty Images
Por Nick Turner - Tom Giles
03 de Setembro, 2023 | 02:37 PM

Bloomberg — Um plano para construir um oásis urbano utópico nas colinas do condado de Solano, no norte da Califórnia, ganhou agora um site para destacar os benefícios do projeto controverso e conquistar os cautelosos moradores locais.

A página na internet descreve o desenvolvimento proposto, chamado California Forever, como uma comunidade que ajudará a resolver “necessidades de infraestrutura regional, incluindo energia, transporte, água e proteção contra incêndios florestais”.

A publicação apresenta imagens pintadas – em tons pastel, buscando retratar a cidade planejada – que evocam a paisagem toscana da Itália, embora com turbinas eólicas ao fundo.

O site também cita os apoiadores do projeto, que não haviam sido divulgados até a semana passada. Além dos investidores já ligados à iniciativa, como o ex-presidente da Sequoia Capital, Mike Moritz, e Marc Andreessen, o texto menciona o veterano de venture capital John Doerr como um dos apoiadores.

PUBLICIDADE

Doerr investiu por meio de seu family office, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. O fundador e CEO é citado assim como Jan Sramek, ex-Goldman Sachs (GS).

A California Forever, empresa-mãe da Flannery Associates, disse que a Flannery comprou mais de 50.000 acres no condado de Solano. O grupo reconheceu que essas aquisições de terras, que não foram divulgadas até recentemente, geraram polêmica.

“Isso, compreensivelmente, despertou interesse, preocupação e especulação”, disse o grupo no site. “Agora que não estamos mais limitados pela confidencialidade, estamos ansiosos para iniciar uma conversa sobre o futuro do condado de Solano.”

Ilustração do projeto "California Forever"

A oposição ao projeto cresceu entre os políticos locais, que lamentaram a falta de comunicação. O novo site é uma tentativa de apresentar a California Forever diretamente ao público. “Estamos animados para finalmente encerrar este primeiro capítulo e iniciar a fase de nosso trabalho que mais importa: nossa conversa com você”, diz o site.

Na página, a California Forever aborda algumas das preocupações em torno do projeto, como sua proximidade com a movimentada Base Aérea de Travis e a perda de terras agrícolas.

“A Base Aérea de Travis é fundamental tanto para nossa segurança nacional quanto para o condado de Solano”, disse o grupo. “Apoiamos totalmente sua missão e sempre o faremos.”

O projeto protegerá o espaço aberto de Solano, disse a California Forever. “Muitos proprietários de terras próximas estão comprometidos com a agricultura e nos disseram que não querem vender ou desenvolver suas propriedades. Suas terras, juntamente com algumas de nossas propriedades, formarão este cinturão verde agrícola ao redor da nova comunidade.”

PUBLICIDADE

O site também aborda o motivo pelo qual o desenvolvimento estava em “modo de testes” até agora.

“A única maneira de evitar a criação de um frenesi de especulação de terras de curto prazo imprudente era não compartilhar nossos planos específicos até que terminássemos de adquirir as propriedades”, diz a página na internet. “Estamos agora empolgados em passar para o verdadeiro trabalho de construir um plano ponderado e consensual para o leste de Solano.”

-- Com a colaboração de Lizette Chapman e Karen Breslau

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Donos da Zara expandem negócios em ‘real estate’, agora na Califórnia