Número de robôs industriais no mundo chega a 4,3 milhões com o avanço da automação

De acordo com a Federação Internacional de Robótica, mais de meio milhão de novas máquinas foram instaladas em fábricas em 2023

Robô industrial
Por Alex Tanzi
24 de Setembro, 2024 | 05:10 PM

Bloomberg — As instalações anuais de robôs nas fábricas do mundo ultrapassaram meio milhão pelo terceiro ano consecutivo, elevando o total para 4,3 milhões no final de 2023, de acordo com a Federação Internacional de Robótica.

O World Robotics Report constatou que cerca de 70% dos robôs recém-implantados estavam na Ásia, 17% na Europa e 10% nas Américas, principalmente nos Estados Unidos.

Após uma rápida recuperação da automação após a pandemia, no ano passado houve uma desaceleração em alguns dos países que lideraram a iniciativa, de acordo com o relatório.

As instalações anuais caíram 5% na China em comparação com 2022, embora o país ainda tenha instalado mais da metade dos novos robôs industriais do mundo.

PUBLICIDADE

Leia também: Na era da inteligência artificial, é preciso valorizar o trabalho humano

Nos Estados Unidos, os esforços para a transferência da produção levaram a um aumento nas instalações nos últimos anos, embora o número para 2023 tenha caído ligeiramente em relação ao ano anterior, assim como no Japão e na Coreia.

A Alemanha foi o único dos cinco principais países de automação onde as instalações de robôs aceleraram no ano passado em comparação com 2022. O segundo e o terceiro maiores mercados europeus, Itália e França, registraram quedas.

"A guerra na Ucrânia, a política monetária rígida e a relativa fraqueza da indústria automotiva europeia em comparação com a da China estão diminuindo o investimento", disse o relatório.

Até mesmo países com grandes reservas de mão de obra estão se voltando para os robôs. As instalações na Índia aumentaram 59%, atingindo um recorde de 8.510 unidades no ano passado, lideradas pela demanda do setor automotivo.

O estoque de robôs do país "quase dobrou desde 2018", disse Marina Bill, presidente da Federação Internacional de Robótica. "A Índia é uma das economias de crescimento mais forte entre os mercados emergentes asiáticos."

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Armazéns vazios expõem nova face da crise na China após aposta de US$ 100 bi

BlackRock e Microsoft se unem para captar US$ 30 bi para data centers de IA