Bloomberg — O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, inaugurou a nova companhia aérea estatal Mexicana de Aviación na terça-feira (26), como parte do esforço do país para colocar projetos turísticos domésticos nas mãos de uma empresa liderada por militares.
O primeiro voo da companhia aérea partiu para Tulum, um destino de veraneio popular na costa sudeste do país, a partir do aeroporto construído durante seu governo para atender à população da Cidade do México.
Batizada em homenagem a uma companhia aérea estatal extinta, a Mexicana atenderá inicialmente a 14 destinos e adicionará gradualmente rotas domésticas.
“Essa companhia aérea será gerenciada pela empresa Olmeca-Maya-Mexica, que administrará aeroportos, trens, especialmente o Trem Maia, e a Mexicana de Aviación, além de outras empresas complementares com hotéis e parques ecológicos”, disse o AMLO, como o presidente é conhecido, em entrevista coletiva, referindo-se a alguns dos principais projetos de infraestrutura de seu governo.
A companhia aérea iniciou suas operações com cinco aviões e está em negociações com a Boeing (BA) sobre a possibilidade de comprar mais aeronaves em 2024, de acordo com o secretário de Defesa, Luis Sandoval.
O governo tem promovido a empresa como uma opção econômica para os viajantes.
A antiga Mexicana de Aviación parou de operar os voos em 2010, e o governo comprou os direitos sobre o nome durante o processo de falência.
Os destinos iniciais incluirão os estados da Baja California, Nuevo León e Yucatán.
-- Com a colaboração de Scott Squires.
Leia também
Destino turístico no México atrai projeto de US$ 1 bi e promete novo patamar de luxo
Cinco destinos sem aglomeração para conhecer na sua próxima viagem internacional
©2023 Bloomberg L.P.