Bloomberg — Elon Musk participou de uma chamada telefônica entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, o que destaca a influência do empresário bilionário no próximo governo americano.
Musk estava na sala quando a ligação foi realizada, de acordo com uma pessoa familiarizada com a discussão que falou com a Bloomberg News.
Trump colocou o telefone no viva-voz para permitir a participação de Musk, disse a pessoa, que pediu anonimato para compartilhar detalhes sobre a ligação privada.
O site Axios noticiou inicialmente pela primeira vez que Musk estava na ligação de Trump com Zelenskiy.
Leia mais: Ação da Tesla dispara 15% com eleição de Trump e apoio próximo de Musk
A pessoa familiarizada caracterizou a conversa como curta e disse que a participação de Musk não foi planejada com antecedência, acrescentando que Trump geralmente gosta de incluir as pessoas na sala quando recebe ligações.
Musk, a pessoa mais rica do mundo, investiu uma fração de sua riqueza e influência na campanha de Trump, juntando-se ao presidente eleito em sua festa da vitória na quarta-feira (6).
Trump disse que vai recrutar Musk, que fundou e dirige a SpaceX e a Tesla, para um cargo em seu novo governo, com foco na redução de gastos.
Antes de sua vitória, Trump prometeu intermediar um acordo entre Zelenskiy e o presidente russo Vladimir Putin para pôr fim à guerra na Ucrânia, que já se aproxima de três anos.
Leia mais: Brasil dá sinal verde para chineses e acirra competição com Starlink, de Musk
Esse acordo envolveria potencialmente a cessão, por parte da Ucrânia, de faixas de território atualmente ocupadas pelas forças russas.
Zelenskiy pediu na quinta-feira (7) “um fim justo para a guerra” e advertiu que a busca de países do Ocidente por um fim rápido dos ataques militares poderia impor a seu país a uma derrota.
Na quinta-feira, Trump disse à NBC News que ainda não havia conversado com Putin após a eleição, mas que esperava fazê-lo nos próximos dias.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.