Milei confirma Luis Caputo, ex-presidente do BC sob Macri, como ministro da Economia

Em busca de apoio antes de assumir o governo, presidente eleito da Argentina disse que sua equipe está avançando no diálogo com o Tesouro e o FMI

Spring Meetings Of The International Monetary Fund And World Bank
Por Belén Escobar (BR)
29 de Novembro, 2023 | 11:36 AM

Buenos Aires — O presidente eleito da Argentina Javier Milei confirmou que Luis Caputo será seu ministro da Economia a partir de 10 de dezembro, e destacou que sua comitiva teve “resultados excelentes” nos encontros com o Tesouro e com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em viagem aos Estados Unidos.

“As reuniões com o Tesouro e o FMI foram lideradas pelo chefe de gabinete Nicolás Posse e pelo ministro da Economia Luis Caputo”, disse em uma entrevista após apresentar seu plano econômico.

À Rádio Mitre, o futuro presidente argentino disse que a reunião trouxe “resultados excelentes”. “Eles compreenderam os problemas da Argentina e estão muito envolvidos no que diz respeito às Leliqs [títulos emitidos pelo BC], que agora estão se transformando em Pases.”

“Nesse sentido, o ministro da Economia, Luis Caputo, pode discutir com profundidade esses temas e houve um excelente entendimento da natureza do desafio que estamos enfrentando”, completou.

PUBLICIDADE

Com essas declarações, o presidente eleito segue com as confirmações dos integrantes da equipe que chegará à Casa Rosada e ao Ministério da Economia em menos de duas semanas. A expectativa é de que Milei lidere uma reunião com seus deputados e senadores nesta quarta.

Durante a estadia nos EUA, Milei se reuniu com o conselheiro da Segurança Nacional, Jake Sullivan, e com funcionários de alto escalão do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional.

A Bloomberg Línea já havia antecipado na semana passada a chegada de Caputo para liderar a transição na economia argentina.

Leia também:

Milei prepara pacote de choque econômico na Argentina no 1º dia do mandato

Na Argentina, Milei se afasta de nomes mais radicais e agrada aos mercados

Belén Escobar

Belén Escobar (BR)

Graduada em Jornalismo (Universidad Nacional de Lomas de Zamora). Especializada em economia e finanças. Foi jornalista da agência Noticias Argentinas (NA) e colunista do Canal de la Ciudad. Ela também colaborou com o portal iProfesional.