Bloomberg — O fundo de pensão estatal do Japão, o maior do mundo, registrou uma perda de 683,2 bilhões de ienes (US$ 4,5 bilhões) em ativos totais durante o trimestre encerrado em setembro, à medida que suas participações em títulos domésticos despencaram para uma mínima recorde.
O Fundo de Investimento de Pensão do Governo (GPIF, na sigla em inglês) teve perdas de 0,3% durante o trimestre, segundo informou em comunicado nesta quinta-feira (2). Os ativos totais subiram ligeiramente para 219,32 trilhões de ienes devido a uma transferência de fundos da conta do governo que administra sua previdência, de acordo com um porta-voz.
Títulos domésticos tiveram uma queda de 2,7%, a maior desde que o fundo antecessor começou a investir em 2001. Já as ações japonesas tiveram um retorno de 2,5%.
A força do dólar em relação ao iene deu suporte aos ativos no exterior. As participações do GPIF em ações no exterior tiveram uma perda de 0,1%, enquanto seus títulos não japoneses tiveram uma perda de 0,8% à medida que o dólar ganhou mais de 3% em relação ao iene durante o período.
Com cerca de um quarto dos ativos do fundo consistindo em títulos domésticos, a última perda ilustra o crescente risco de manter esses títulos à medida que o Banco do Japão lentamente se afasta de sua política monetária extremamente flexível.
Os rendimentos dos títulos de referência de 10 anos atingiram o maior patamar em uma década nesta semana, depois que o banco central ajustou seu estímulo para permitir que os rendimentos de longo prazo subissem.
“Faremos investimentos a partir de uma perspectiva de longo prazo e cumpriremos nosso dever fiduciário de deixar recursos para sustentar nosso sistema de pensões”, disse Masataka Miyazono, presidente do fundo, em um comunicado.
Durante os três meses encerrados em setembro, o índice global de ações MSCI caiu 3,8% e o índice S&P 500 recuou 3,7%, enquanto o Topix ganhou 1,5%.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos de 10 anos subiram 73 pontos-base no período, enquanto os rendimentos dos títulos do governo japonês de referência aumentaram 37 pontos-base.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Fami, que reuniu Faros e Messem, negocia controle da Persevera, segundo fontes
Etti Partners nasce com R$ 1 bi em ativos e mira wealth e consultoria patrimonial