Lisa Cook, do Fed, defende cautela no processo de redução dos juros

Diretora do banco central americano diz que é necessário que haja mais tempo para a inflação desacelerar em alguns setores da economia

Por

Bloomberg — A governor (equivalente ao cargo de diretor) do Federal Reserve Lisa Cook afirmou que o banco central dos Estados Unidos deve adotar uma abordagem cautelosa ao cortar as taxas de juros para permitir mais tempo para a inflação desacelerar em alguns setores da economia.

Os formuladores de política monetária do Fed mantiveram as taxas inalteradas em sua reunião na semana passada, em um patamar que é o mais alto em duas décadas, e mantiveram sua previsão de três cortes de juros neste ano por uma pequena margem. Dos 19 oficiais do Fed, nove projetaram dois cortes ou menos em 2024, com dois desses oficiais prevendo nenhum corte.

“Os riscos para alcançar nossas metas de emprego e inflação estão se equilibrando melhor”, disse Cook no texto de uma palestra de economia na Universidade de Harvard nesta segunda-feira (25). “No entanto restaurar completamente a estabilidade de preços pode exigir uma abordagem cautelosa para flexibilização da política monetária ao longo do tempo.”

A economia dos EUA continua a surpreender os especialistas de mercado com sua força, mesmo com os altos custos de empréstimos. As empresas acrescentaram uma média de 231.000 vagas de trabalho líquidas (contratações menos demissões) nos últimos seis meses. Os oficiais do Fed revisaram na semana passada sua perspectiva de crescimento para 2024 de 1,4% (feita em dezembro) para 2,1%.

Enquanto isso, um indicador-chave de inflação tem superado as expectativas dos economistas neste ano, aumentando em um ritmo mais rápido que o esperado em janeiro e fevereiro. Isso levou as expectativas do mercado para o primeiro corte de juros a ser adiado, com os investidores agora prevendo que ocorrerá em junho.

“O caminho para a desinflação, conforme esperado, tem sido acidentado e desigual, mas uma abordagem cuidadosa para ajustes adicionais na política pode garantir que a inflação retorne de forma sustentável a 2%, ao mesmo tempo em que se esforça para manter um mercado de trabalho forte”, disse Cook.

Cook, nomeada por Biden, ingressou no conselho de governors do Fed em maio de 2022 e era anteriormente professora de economia na Universidade Estadual de Michigan.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, membro votante do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (FOMC) neste ano, repetiu nesta segunda-feira que prevê apenas um corte na taxa para 2024. O chefe de Chicago, Austan Goolsbee, disse que está entre os formuladores de políticas que ainda esperam três reduções neste ano.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.